Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Tainara Aparecida da-
dc.date.accessioned2024-07-09T14:34:52Z-
dc.date.available2024-07-09T14:34:52Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Tainara Aparecida da. Análise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926-
dc.description.abstractThis research is within the scope of Mathematics Education and its general objective is to analyze how Statistics content is approached, based on the definitions and examples present in Mathematics books from the 3rd year of high school that were or are used in Brazilian public schools. , as well as whether they meet their guiding document. The National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCNEM) will be used as a reference. Therefore, the research revealed that the books analyzed cover Statistics content in a similar way. In other words, conceptualization, application example or example and the conceptualization later. Still, what is not evident in the approaches are the discussions about the use of one measure to the detriment of the other. For example, when the median is more appropriate than the arithmetic mean, or when the standard deviation is more consistent than the mean.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectHigh school teachingpt_BR
dc.titleAnálise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTextbook analysis: comparing statistics content in mathematics books in the 3rd year of high schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se encontra no âmbito da Educação Matemática e tem como objetivo geral analisar como é abordado o conteúdo de Estatística, a partir das definições e exemplos presentes em livros de Matemática do 3° ano do Ensino Médio que foram ou são utilizados em escolas públicas brasileiras, bem como se eles atendem ao seu documento norteador. Será utilizado como referencial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Portanto, a pesquisa revelou que os livros analisados trabalham os conteúdos de Estatística de forma semelhante. Ou seja, conceituação, exemplo de aplicação ou exemplo e a conceituação posteriormente. Ainda, o que não fica evidenciado nas abordagens são as discussões sobre o uso de uma medida em detrimento da outra. Por exemplo, quando a mediana é mais adequada que a média aritmética, ou quando o desvio padrão é mais coerente que a média.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee1Pires, Liceia Alves-
dc.contributor.referee2Camicia, Rafaela Greici da Motta-
dc.contributor.referee3Figueira, Cleonis Viater-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiselivrosdidaticosestatistica.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons