Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33920
Título: | Uma proposta de ensino, para o estudo da óptica geométrica, utilizando de instrumentos tecnológicos e astronômicos |
Título(s) alternativo(s): | A teaching proposal for the study of geometric optics, using technological and astronomical instruments |
Autor(es): | Aurelio, Rosilda Martins |
Orientador(es): | Santos, Oscar Rodrigues dos |
Palavras-chave: | Óptica geométrica Física Telescópios Geometrical optics Physics Reflecting telescopes |
Data do documento: | 5-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | AURELIO, Rosilda Martins. Uma proposta de ensino, para o estudo da óptica geométrica, utilizando de instrumentos tecnológicos e astronômicos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024. |
Resumo: | A disciplina de Física e considerada uma das mais difíceis a ser compreendida, muitos estudantes consideram a sua interpretação e cálculo um dos maiores obstáculos que afetam negativamente a aprendizagem de Física no Ensino Médio. Então objetivou encontrar uma estratégia, para resolver esse problema no processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse enfoque, desenvolveu uma proposta de ensino de Óptica Geométrica, com o objetivo de avaliar as potencialidades desta proposta de ensino em uma abordagem dos três momentos pedagógicos, além da construção de um instrumento prático a luneta, por considerar que esta ferramenta tem uma ampla gama de aplicações no uso da Óptica. Em busca de solucionar essa problematização, desenvolveu uma pesquisa bibliográfico, qualitativa com um encaminhamento do tipo observação-participante, com um grupo de 22 alunos do 3.º ano do Ensino Médio, de um colégio público da cidade de Santa Maria do Oeste, no Estado do Paraná. Buscando a organização, construção e apropriação do conhecimento de Óptica Geométrica, elaborou e aplicou uma sequência didática com enfoque CTS, para investigar elementos que evidenciassem a construção da aprendizagem, por meio do uso de questões problematizadoras, rotação de estação, experimentos práticos, simuladores, plataforma e realização de pesquisa. Para investigar os dados coletados, aproveitou a aprendizagem do três momento pedagógico, como um vínculo entre situações, reais de seu cotidiano; estratégias de desenvolvimento de ideias científicas para a compreensão do que está sendo problematizado e a construção dos conhecimentos teóricos aprendidos, por meio de avaliações diferentes nas situações reais. Por fim, constatamos que uma proposta didática focada em CTS, que foi totalmente desenvolvida de forma que os alunos participassem da criação do seu próprio conhecimento de modo, incentiva a aprendizagem física. Com relação ao, dados coletados apresentam elementos que nos possibilitam inferir a ocorrência da construção do conhecimento. Acreditamos que, estas novas metodologias de trabalho, potencializa e enriquece a prática pedagógica da professora, que procura apresentar aulas diferenciadas e mais envolventes para os seus alunos, instigando o interesse e envolvimento dos mesmos, superando a aprendizagem mecânica. |
Abstract: | The Physics subject is considered one of the most difficult to understand, many students consider its interpretation and calculation to be one of the biggest obstacles that negatively affect the learning of Physics in High School. So, we aimed to find a strategy to solve this problem in the teaching and learning process. Based on this approach, he developed a teaching proposal for Geometric Optics, with the aim of evaluating the potential of this teaching proposal in an approach of the three pedagogical moments, in addition to the construction of a practical instrument, the telescope, considering that this tool has a wide range of applications in the use of Optics. In search of resolving this problem, he developed a bibliographical, qualitative research with a participant-observation approach, with a group of 22 students in the 3rd year of high school, from a public school in the city of Santa Maria do Oeste, in State of Parana. Seeking the organization, construction and appropriation of knowledge of Geometric Optics, he developed and applied a didactic sequence with a CTS focus, to investigate elements that highlighted the construction of learning, through the use of problematizing questions, station rotation, practical experiments, simulators, platform and conducting research. To investigate the data collected, he took advantage of the learning of the three pedagogical moments, as a link between real situations in his daily life; strategies for developing scientific ideas to understand what is being problematized and the construction of theoretical knowledge learned, through different assessments in real situations. Finally, we found that a didactic proposal focused on STS, which was fully developed so that students participated in the creation of their own knowledge, encourages physical learning. Regarding the collected data, they present elements that allow us to infer the occurrence of knowledge construction. We believe that these new work methodologies enhance and enrich the teacher's pedagogical practice, who seeks to present differentiated and more engaging classes for her students, increasing their interest and involvement, overcoming mechanical learning. |
Descrição: | Acompanha: Ensino da óptica geométrica por meio de instrumentos tecnológicos e práticos. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33920 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudodaopticageometrica_produto.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
estudodaopticageometrica.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons