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Título: Estudo de caso do algoritmo de recomendação do YouTube com base em análise de redes sociais
Título(s) alternativo(s): YouTube recommendation algorithm case study based on social media analysis
Autor(es): Del Rio, Guilherme Bernardo
Orientador(es): Kawamoto, André Luiz Satoshi
Palavras-chave: Redes sociais on-line
Algorítmos computacionais
Teoria dos grafos
Online social networks
Computer algorithms
Graph theory
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: DEL RIO, Guilherme Bernardo. Estudo de caso do algoritmo de recomendação do YouTube com base em análise de redes sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: Com o aumento de usuários utilizando redes sociais, possibilitado pela popularização da tecnologia e Internet, viu-se necessário o estudo de tal área para entendimento de fenômenos como circulação de informações, relacionamentos, e até aumento na divulgação de informações falsas, visto que a divulgação de informações ou até mesmo produtos por essas redes tem grande valor de mercado. A área que estuda tais fenômenos é denominada de Análise de Redes Sociais, e tem como objetivo a identificação de usuários influentes em uma rede ou comunidade por meio da análise focada em relacionamentos entre entidades. Tal análise é feita através de conceitos chamados atores, relações e redes de conexões e da transformação de tais conceitos em um grafo, que será explorado através de diversos algoritmos. Objetiva-se neste trabalho a coleta de dados de uma rede social (Youtube) e transformação dos mesmos em um grafo, a fim de expor e analisar a influência em redes sociais através de algoritmos de análise de redes sociais. Como resultado foi desenvolvido um coletor de dados para o Youtube, que possibilita a transformação dos mesmo em um grafo, por fim tendo seus dados analisados através de correlações, não identificando associação entre dados dos vídeos (como por exemplo curtidas) e o resultado dos algoritmos aplicados.
Abstract: With the increase in users using social networks, made possible by the popularization of technology and the Internet, it was necessary to study this area in order to understand phenomena such as the circulation of information, relationships, and even an increase in the dissemination of false information, since the dissemination of information or even products through these networks has great market value. The area that studies such phenomena is called Social Network Analysis, and aims to identify influential users in a network or community through analysis focused on relationships between entities. Such an analysis is done through concepts called actors, relationships and networks of connections and the transformation of such concepts into a graph, which will be explored through several algorithms. The objective of this work is to collect data from a social network (Youtube) and transform them into a graph, in order to expose and analyze the influence on social networks through social network analysis algorithms. As a result, a data collector for youtube was developed, which makes it possible to transform them into a graph, finally having their data analyzed through correlations, not identifying an association between video data (such as likes) and the result of the algorithms applied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33914
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