Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruna Rafaela da-
dc.date.accessioned2024-07-08T12:12:50Z-
dc.date.available2024-07-08T12:12:50Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Rafaela da. Um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33904-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH"pt_BR
dc.description.abstractFor students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) to be included in an appropriate way and to be able to participate permanently in the teaching and learning process, some curricular adaptations may be necessary to create the conditions that favor inclusion. The objective of this research was to develop a set of guidelines for the adaptation of learning assessments for students with ADHD and to investigate their use by teachers who had or have students with ADHD. These guidelines were elaborated based on literature review and analysis of a set of learning evaluations used in elementary school. The investigation of its use was carried out with 17 teachers who teach subjects in elementary school and who had or have students with ADHD. The results contain evidence that the set of guidelines can be used to support the teacher's work of deciding what adaptations are needed in a learning assessment for students with ADHD. The research participants indicated in a questionnaire that they intend to include the use of the guidelines in their teaching practice and that they would recommend their use to a co-worker. In the interviews, participants made relevant and positive comments about the set of guidelines, which also provide evidence related to its practical application. Specially, the comments related to the usefulness of the set of guidelines for the adaptation of learning assessments for students with ADHD, to intention to use or incorporate the set of guidelines in their teaching practice, and the comments related to the indication of the set of guidelines for other teachers. Therefore, the set of guidelines is an educational product that has potential to be very useful in the context of teaching work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.titleUm conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAHpt_BR
dc.title.alternativeA set of guidelines for adapting learning assessments for students with ADHDpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPara que os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sejam incluídos de maneira adequada e possam participar de forma permanente no processo de ensino e aprendizagem, podem ser necessárias algumas adaptações curriculares para criar as condições que favoreçam a inclusão. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH e investigar o seu uso por professores que tiveram ou têm aluno com TDAH. As diretrizes foram elaboradas a partir de revisão bibliográfica e da análise de um conjunto de avaliações de aprendizagem utilizadas no ensino fundamental. A investigação do seu uso foi realizada com 17 professores que ministram disciplinas no ensino fundamental e que tiveram ou têm alunos com TDAH. Os resultados contêm evidências de que o conjunto de diretrizes pode ser utilizado como apoio ao trabalho do professor de decidir quais adaptações são necessárias em uma avaliação de aprendizagem para alunos com TDAH. Os participantes da pesquisa indicaram em um questionário que pretendem incluir o uso das diretrizes em sua prática docente e que indicariam o seu uso para um colega de trabalho. Nas entrevistas, os participantes fizeram comentários relevantes e positivos sobre o conjunto de diretrizes, os quais também fornecem evidências relacionadas a sua aplicação prática. Em especial, os comentários relacionados à utilidade do conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH, à intenção de utilizar ou incorporar o conjunto de diretrizes na sua prática docente e aqueles relacionados à indicação do conjunto de diretrizes para outros professores. Portanto, o conjunto de diretrizes é um produto educacional que tem potencial para ser bastante útil no contexto do trabalho docente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2098-5869pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032584337900090pt_BR
dc.contributor.advisor1Pansanato, Luciano Tadeu Esteves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1484702906945243pt_BR
dc.contributor.referee1Pansanato, Luciano Tadeu Esteves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1484702906945243pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Blanco, Marilia Bazan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413210886886500pt_BR
dc.contributor.referee4Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diretrizesadaptacaoavaliacoesalunostdah.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
diretrizesadaptacaoavaliacoesalunostdah_produto.pdf524,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons