Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33904
Título: | Um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH |
Título(s) alternativo(s): | A set of guidelines for adapting learning assessments for students with ADHD |
Autor(es): | Silva, Bruna Rafaela da |
Orientador(es): | Pansanato, Luciano Tadeu Esteves |
Palavras-chave: | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Educação inclusiva Aprendizagem Avaliação educacional Attention-deficit hyperactivity disorder Inclusive education Learning Education - Evaluation |
Data do documento: | 4-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SILVA, Bruna Rafaela da. Um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | Para que os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sejam incluídos de maneira adequada e possam participar de forma permanente no processo de ensino e aprendizagem, podem ser necessárias algumas adaptações curriculares para criar as condições que favoreçam a inclusão. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH e investigar o seu uso por professores que tiveram ou têm aluno com TDAH. As diretrizes foram elaboradas a partir de revisão bibliográfica e da análise de um conjunto de avaliações de aprendizagem utilizadas no ensino fundamental. A investigação do seu uso foi realizada com 17 professores que ministram disciplinas no ensino fundamental e que tiveram ou têm alunos com TDAH. Os resultados contêm evidências de que o conjunto de diretrizes pode ser utilizado como apoio ao trabalho do professor de decidir quais adaptações são necessárias em uma avaliação de aprendizagem para alunos com TDAH. Os participantes da pesquisa indicaram em um questionário que pretendem incluir o uso das diretrizes em sua prática docente e que indicariam o seu uso para um colega de trabalho. Nas entrevistas, os participantes fizeram comentários relevantes e positivos sobre o conjunto de diretrizes, os quais também fornecem evidências relacionadas a sua aplicação prática. Em especial, os comentários relacionados à utilidade do conjunto de diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH, à intenção de utilizar ou incorporar o conjunto de diretrizes na sua prática docente e aqueles relacionados à indicação do conjunto de diretrizes para outros professores. Portanto, o conjunto de diretrizes é um produto educacional que tem potencial para ser bastante útil no contexto do trabalho docente. |
Abstract: | For students with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) to be included in an appropriate way and to be able to participate permanently in the teaching and learning process, some curricular adaptations may be necessary to create the conditions that favor inclusion. The objective of this research was to develop a set of guidelines for the adaptation of learning assessments for students with ADHD and to investigate their use by teachers who had or have students with ADHD. These guidelines were elaborated based on literature review and analysis of a set of learning evaluations used in elementary school. The investigation of its use was carried out with 17 teachers who teach subjects in elementary school and who had or have students with ADHD. The results contain evidence that the set of guidelines can be used to support the teacher's work of deciding what adaptations are needed in a learning assessment for students with ADHD. The research participants indicated in a questionnaire that they intend to include the use of the guidelines in their teaching practice and that they would recommend their use to a co-worker. In the interviews, participants made relevant and positive comments about the set of guidelines, which also provide evidence related to its practical application. Specially, the comments related to the usefulness of the set of guidelines for the adaptation of learning assessments for students with ADHD, to intention to use or incorporate the set of guidelines in their teaching practice, and the comments related to the indication of the set of guidelines for other teachers. Therefore, the set of guidelines is an educational product that has potential to be very useful in the context of teaching work. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Diretrizes para a adaptação de avaliações de aprendizagem para alunos com TDAH" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33904 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
diretrizesadaptacaoavaliacoesalunostdah.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
diretrizesadaptacaoavaliacoesalunostdah_produto.pdf | 524,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons