Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33892
Título: | Manifestações do raciocínio criativo de estudantes de cálculo de mais de uma variável ao lidar com tarefas matemáticas |
Título(s) alternativo(s): | Manifestations of the creative thinking of calculus students with more than one variable when dealing with mathematical tasks |
Autor(es): | Lima, Leandra Leticia de |
Orientador(es): | Trevisan, Andre Luis |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Cálculo diferencial Cálculo integral Raciocínio Mathematics - Study and teaching Differential calculus Integral calculation Reasoning |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LIMA, Leandra Leticia de. Manifestações do raciocínio criativo de estudantes de cálculo de mais de uma variável ao lidar com tarefas matemáticas. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem por intenção identificar manifestações do raciocínio criativo (RC) de estudantes ao lidar com tarefas matemáticas no contexto da disciplina de Cálculo de mais de uma variável real (CDI 2), e inferir relações entre essas manifestações com as características dessas tarefas. A fundamentação teórica abrange a exploração dos conceitos de criatividade e Raciocínio Criativo (RC), bem como suas interconexões, além de uma discussão sobre os diferentes tipos de tarefas matemáticas e suas características. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória e os participantes foram estudantes da disciplina de CDI 2, de duas turmas de cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, no 2º semestre de 2022. Os dados analisados consistem em registros das resoluções feitas pelos estudantes e áudios de discussões ao lidarem com três tarefas matemáticas. Como resultados foram discutidas características dessas tarefas, como seu perfil desafiador, natureza aberta e contexto da semirrealidade, que potencializaram o RC, incentivando a criatividade. As manifestações do RC foram identificadas ao analisar as resoluções e discussões revelando novidade, flexibilidade, plausibilidade e fundamentos matemáticos em suas abordagens. Outro resultado, de caráter teórico foi a identificação da estreita relação entre criatividade e raciocínio criativo, fundamentada em uma análise abrangente que destacou as semelhanças nas características desses dois conceitos. Por fim, foi organizado um produto educacional, o e-book "Explorando o Raciocínio Criativo no Ensino Superior: análise de tarefas no Cálculo Diferencial e Integral de mais de uma variável", com o objetivo de discutir e exemplificar os aspectos do raciocínio criativo mobilizados por estudantes durante a resolução de tarefas matemáticas. |
Abstract: | The purpose of this paper is to identify manifestations of students' creative reasoning (CR) when dealing with mathematical tasks in the context of Calculus of more than one real variable (CDI 2), and to infer relationships between these manifestations and the characteristics of these tasks. The theoretical basis includes an exploration of the concepts of creativity and Creative Reasoning (CR), as well as their interconnections, in addition to a discussion of the different types of mathematical tasks and their characteristics. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were students of the CDI 2 subject, from two classes of Engineering courses at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus, in the 2nd semester of 2022. mathematical tasks. The data analyzed consisted of records of the students' resolutions and audio recordings of discussions when dealing with three mathematical tasks. The results discussed the characteristics of these tasks, such as their challenging profile, open nature and semi-reality context, which boosted CR, encouraging creativity. The manifestations of CR were identified when analyzing the resolutions and discussions, revealing novelty, flexibility, plausibility and mathematical foundations in their approaches. Another result, of a theoretical nature, was the identification of the close relationship between creativity and creative reasoning, based on a comprehensive analysis that highlighted the similarities in the characteristics of these two concepts. Finally, an educational product was organized, the e-book "Exploring Creative Reasoning in Higher Education: analysis of tasks in Differential and Integral Calculus of more than one variable", with the aim of discussing and exemplifying the aspects of creative reasoning mobilized by students when solving mathematical tasks. |
Descrição: | Acompanha produto educacional “Explorando o raciocínio criativo no Ensino Superior: análise de tarefas no cálculo diferencial e integral de mais de uma variável" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33892 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raciociniocriativocalculotarefas.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
raciociniocriativocalculotarefas_produto.pdf | 15,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons