Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33889
Título: | Análise da viabilidade da aplicação da metodologia ativa método trezentos para professores das diferentes áreas do conhecimento da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the viability of application of the three hundreds method active methodology for teachers from different areas of knowledge in basic education |
Autor(es): | Marques, Gizely Fernanda Zana |
Orientador(es): | Silva, Armando Paulo da |
Palavras-chave: | Professores - Formação Aprendizagem ativa Metodologia Teachers - In-service training Active learning Methodology |
Data do documento: | 27-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MARQUES, Gizely Fernanda Zana. Análise da viabilidade da aplicação da metodologia ativa método trezentos para professores das diferentes áreas do conhecimento da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade da Metodologia Ativa Método Trezentos (MAMT) nas diversas áreas do conhecimento da educação básica. Metodologias ativas representam abordagens didáticas que priorizam o envolvimento proativo do aluno no processo de aprendizagem, fomentando sua participação direta, a autonomia e a construção de conhecimentos por meio de atividades práticas, colaborativas e reflexivas. Em contraste com os métodos centrados no professor ou na mera transmissão de informações, esta abordagem promove dinâmicas mais engajadoras e eficazes. Neste sentido, o Método Trezentos emerge como uma nova proposta metodológica caracterizada por etapas cuidadosamente delineadas, as quais facilitam a interação entre os alunos. Por meio de pesquisa aplicada, de natureza qualitativa e participante, desenvolveu-se um protótipo de formação continuada em serviço, no formato de oficina, aos professores de uma disciplina de mestrado em uma faculdade pública federal do norte do Estado do Paraná, provenientes de diversas áreas de formação inicial e atuação. Os dados obtidos por diversos meios de coleta de dados foram tratados conjuntamente, e optou-se por trabalhar com a análise textual discursiva. Como resultados parciais, notou-se que todos os grupos de professores participantes da pesquisa, oriundos de diferentes áreas do conhecimento na educação básica, conseguiram empregar a metodologia, com retorno satisfatório. A Avaliação realizada apresenta indícios de que a Metodologia Ativa Método Trezentos pode ser eficaz nas áreas dos participantes da pesquisa: Pedagogia, Letras, História, Ciências da Natureza, bem como em Ciências Exatas. |
Abstract: | The objective of this research is to present the viability of the Three Hundreds Method Active Methodology (THMAM) for teachers from the different areas of knowledge in basic education. Active methodologies represent didactic approaches that prioritize the student's proactive involvement in the learning process, encouraging their direct participation, autonomy, and construction of knowledge through practical, collaborative, and reflective activities. In contrast to teacher-centered methods or the mere transmission of information, this approach promotes more engaging and effective dynamics. In this direction, the Three Hundreds Method emerges as a new methodological proposal characterized by carefully outlined steps, which facilitate interaction between students. Through applied research, of a qualitative and participatory nature, a prototype of continued in-service training was developed, in a workshop format, for teachers of a master's course at a federal public college in the north of the State of Paraná, coming from different areas of initial training and performance. The data obtained through different means of data collection were treated together, and it was decided to work with discursive textual analysis. As partial results, it was noted that all groups of teachers participating in the research, coming from different areas of knowledge in basic education, managed to employ the methodology, with satisfactory feedback. The evaluation carried out presents evidence that Three Hundreds Method Active Methodology can be effective in the areas of research participants: Pedagogy, Literature, History, Natural Sciences, as well as Exact Sciences. |
Descrição: | Acompanha produto educacional “Oficina de formação de professores para utilizar a Metodologia Ativa Método Trezentos (MAMT) nas diversas áreas do conhecimento" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33889 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analisedaviabilidademamt.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
analisedaviabilidademamt_produto.pdf | 780,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons