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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33886
Título: | Design instrucional para ensino de Medicina: seu uso em disciplinas da graduação |
Título(s) alternativo(s): | Instructional design to medicine teaching: the ungergradute medicine uses |
Autor(es): | Costa, Alzira Alzeni Borges de Andrade |
Orientador(es): | Damasceno, Eduardo Filgueiras |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Medical education Active learning Teaching - Methodology |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | COSTA, Alzira Alzeni Borges de Andrade. Design instrucional para ensino de medicina: seu uso em disciplinas da graduação. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta para avaliar as percepções de professores de Educação Médica utilizando Designs Instrucionais para criar aulas durante a Pandemia e quais resultados esta proposta trará para o futuro. A Educação Médica e a história da humanidade caminham para uma inserção gradual do aprendizado por meio da soma de conhecimentos em linhas filosóficas, estruturais, políticas e, nas ultimas décadas, tecnológicas. As Metodologias Ativas de Aprendizagem Participativa (MAAP) trouxeram um diferencial relevante na união da tecnologia e da arte médica. Os Desenhos Instrucionais (DI) utilizados no MAAP são instrumentos significativos para essa integração. As surpreendentes exigências tecnológicas da Pandemia da COVID-19 colocaram o DI no centro das atenções. E isso requer um olhar mais atento. Num primeiro momento houve uma análise da literatura e posteriormente um questionário Survey com professores de medicina contendo 14 questões no total sendo 8 objetivas associadas a cinco complementares e seis subjetivas visando identificar a passagem da aprendizagem pelo DI e sua importância na utilização do Design Instrucional (DI) para cumprir esse propósito. A partir da observação do fenômeno e da análise da literatura e dos dados dos questionários, fica claro que o uso do DI na Educação Médica favoreceu a transmissão de conhecimento e aprendizagem dos professores. Contudo, a compreensão tecnológica de professores e alunos merece um processo de avaliação mais abrangente. Portanto, é necessária uma avaliação pedagógica sobre o tema. O DI foi a base para a manutenção e geração de conhecimento durante a Pandemia com uma adaptação ás necessidades históricas e uma abordagem para transmissão de conhecimento e aprendizagem eficiente. |
Abstract: | This work presents a proposal to evaluate the perceptions of Medical Education teachers using Instructional Designs to create classes during the Pandemic and what results this proposal will bring for the future. Medical Education and the history of humanity are moving towards a gradual insertion of learning through the sum of knowledge along philosophical, structural, political, and, in recent decades, technological lines. Active Participatory Learning Methodologies (MAAP) brought a relevant difference in the union of technology and medical art. The Instructional Designs (ID) used in MAAP are significant instruments for this integration. The surprising technological demands of the COVID-19 Pandemic have placed DI in the spotlight. And that requires a closer look. Initially, there was an analysis of the literature and subsequently, a Survey questionnaire with medical teachers containing 14 questions in total, 8 of which were objective, associated with five complementary and six subjective, aiming to identify the passage of learning through DI and its importance in the use of Instructional Design (DI ) to fulfill this purpose. From observation of the phenomenon and analysis of literature and questionnaire data, it is clear that the use of DI in Medical Education favored the transmission of knowledge and learning by teachers. However, the technological understanding of teachers and students deserves a more comprehensive assessment process. Therefore, a pedagogical evaluation of the topic is necessary. DI was the basis for maintaining and generating knowledge during the Pandemic with an adaptation to historical needs and an approach for knowledge transmission and efficient learning. |
Descrição: | Acompanha produto educacional “Sequência didática por vídeos-aulas para docentes e alunos de cursos da área de saúde" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33886 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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