Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLelles, Carina Aparecida Burque-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:18:33Z-
dc.date.available2024-07-05T14:18:33Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationLELLES, Carina Aparecida Burque. Escolas do campo: um projeto de horta escolar como forma de promover a alfabetização científica nos anos iniciais de formação educacional do aluno, por meio de práticas de plantio e cultivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33885-
dc.descriptionAcompanha produto educacional de uma sequência didática “Um projeto de horta escolar"pt_BR
dc.description.abstractRural Education emerged from social movements and the need to adopt an education that values the aspirations, needs, and culture of the rural population. The contribution of Natural Sciences education in the early grades of elementary school to the process of student literacy is analyzed and proposed as a literacy approach within the practice of planting and cultivating a community garden. It is emphasized that scientific literacy is a lifelong activity, systematized in the school environment but transcending its dimensions to non-formal educational spaces. The proposed study aims to understand the importance of using practical and playful activities in the teaching and learning process of science content in the early years, using and exploring a garden in a rural school. The research method with documentary and empirical references (experiences lived, observation of the planting process, growth, and harvest of the garden) was applied in a rural school and reported as part of this research. In the final phase, regarding the results, it was found that the study of the school garden was able to promote culture and provoke greater interest in the student, as they felt valued by relating their daily lives to the content learned in school environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHorticulturept_BR
dc.titleEscolas do campo: um projeto de horta escolar como forma de promover a alfabetização científica nos anos iniciais de formação educacional do aluno, por meio de práticas de plantio e cultivopt_BR
dc.title.alternativeCountry schools: a school gardem project as a way of promoting scientific literacy in the initial years of a student s educational training, through planting and cultivation practicespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação do Campo nasceu da demanda dos movimentos sociais por um ensino que respeitasse os valores, necessidades e cultura da população rural. Este estudo analisa o papel do ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental inicial, enfocando na alfabetização dos alunos. Propõe-se a integração da alfabetização científica com a prática de cultivo em uma horta comunitária. Destaca-se que a alfabetização científica é contínua, indo além da escola para outros espaços educativos. Este estudo busca compreender como atividades práticas e lúdicas, utilizando uma horta em uma escola rural, podem facilitar o ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Utilizou-se um método de pesquisa documental e empírico, incluindo observações do processo de cultivo em uma escola rural. Os resultados demonstraram que o estudo da horta escolar promoveu a cultura local e aumentou o interesse dos alunos ao relacionar os conteúdos escolares com suas experiências diárias.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-1082-3223pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842938809697623pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee3Pisicchio, Rosely Jung-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836156797427931pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carinaescoladocampohortadissertacao.pdf8,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
carinaescoladocampohortaproduto.pdf827,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons