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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33885
Título: | Escolas do campo: um projeto de horta escolar como forma de promover a alfabetização científica nos anos iniciais de formação educacional do aluno, por meio de práticas de plantio e cultivo |
Título(s) alternativo(s): | Country schools: a school gardem project as a way of promoting scientific literacy in the initial years of a student s educational training, through planting and cultivation practices |
Autor(es): | Lelles, Carina Aparecida Burque |
Orientador(es): | Guerrini, Daniel |
Palavras-chave: | Educação rural Alfabetização Ciência - Estudo e ensino Horticultura Education, Rural Literacy Science - Study and teaching Horticulture |
Data do documento: | 28-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LELLES, Carina Aparecida Burque. Escolas do campo: um projeto de horta escolar como forma de promover a alfabetização científica nos anos iniciais de formação educacional do aluno, por meio de práticas de plantio e cultivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | A Educação do Campo nasceu da demanda dos movimentos sociais por um ensino que respeitasse os valores, necessidades e cultura da população rural. Este estudo analisa o papel do ensino de Ciências Naturais no ensino fundamental inicial, enfocando na alfabetização dos alunos. Propõe-se a integração da alfabetização científica com a prática de cultivo em uma horta comunitária. Destaca-se que a alfabetização científica é contínua, indo além da escola para outros espaços educativos. Este estudo busca compreender como atividades práticas e lúdicas, utilizando uma horta em uma escola rural, podem facilitar o ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Utilizou-se um método de pesquisa documental e empírico, incluindo observações do processo de cultivo em uma escola rural. Os resultados demonstraram que o estudo da horta escolar promoveu a cultura local e aumentou o interesse dos alunos ao relacionar os conteúdos escolares com suas experiências diárias. |
Abstract: | Rural Education emerged from social movements and the need to adopt an education that values the aspirations, needs, and culture of the rural population. The contribution of Natural Sciences education in the early grades of elementary school to the process of student literacy is analyzed and proposed as a literacy approach within the practice of planting and cultivating a community garden. It is emphasized that scientific literacy is a lifelong activity, systematized in the school environment but transcending its dimensions to non-formal educational spaces. The proposed study aims to understand the importance of using practical and playful activities in the teaching and learning process of science content in the early years, using and exploring a garden in a rural school. The research method with documentary and empirical references (experiences lived, observation of the planting process, growth, and harvest of the garden) was applied in a rural school and reported as part of this research. In the final phase, regarding the results, it was found that the study of the school garden was able to promote culture and provoke greater interest in the student, as they felt valued by relating their daily lives to the content learned in school environments. |
Descrição: | Acompanha produto educacional de uma sequência didática “Um projeto de horta escolar" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33885 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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