Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33884
Título: Sequência didática para o ensino da óptica à alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista)
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence for teaching optics to students with ASD (Autism Spectrum Disorder)
Autor(es): Souza, Carlos Eduardo de
Orientador(es): Longen, Fabio Rogerio
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Teoria social cognitiva
Aprendizagem ativa
Autism spectrum disorders
Social cognitive theory
Active learning
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Carlos Eduardo de. Sequência didática para o ensino da óptica à alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista). 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: A presente dissertação desenvolve-se num conjunto de atividades planejadas e combinadas com o intuito de elaborar uma sequência didática. Sua escolha está fundamentada na teoria da aprendizagem fundamentada em Vygotski, onde a aprendizagem mediada é fundamental para o desenvolvimento dos chamados processos mentais superiores, que incluem habilidades como planejar ações no longo prazo, imaginar as consequências que uma decisão pode causar, além de idealizar objetos e as interações com seu grupo social e, dessa forma, criar formas mais eficazes para desenvolver os saberes de cada aluno. Os conceitos norteadores dessa sequência didática é preparar materiais destinado aos professores de Educação Especial das séries iniciais do Ensino Fundamental das diferentes redes de ensino, para crianças com transtorno espectro autista (TEA). As atividades a serem desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados aos conceitos da Óptica. Toda sequência didática foi registrada por fotos, atividades e de relatos que foram coletadas pelo autor do produto educacional. Ficou evidente, seja na aplicação de questionamentos orais, ou no registro realizado pelos alunos e na elaboração dos experimentos, que os discentes estavam envolvidos no projeto dedicando-se na sua execução e contribuindo intensamente para o sucesso desse produto educacional.
Abstract: This dissertation is based on planned and combined activities to create a didactic sequence. Its choice is based on Vygotsky's theory of learning, where mediated learning is fundamental to the development of the so-called higher mental processes, which include skills such as planning long-term actions, imagining the consequences that a decision may cause, as well as idealizing objects and interactions with their social group and, in this way, creating more effective ways to develop each student's knowledge. The guiding concepts of this didactic sequence are to prepare materials for Special Education teachers in the early elementary school grades in the different education networks, for children with autism spectrum disorder (ASD). The activities to be developed involve the teaching of Science, more precisely, the teaching of Physics, addressing issues related to the concepts of Optics. The entire didactic sequence was recorded using photos, activities, and reports collected by the author of the educational product. It was evident, whether in the application of oral questioning or in the recording made by the students and in the preparation of the experiments, that the students were involved in the project, dedicating themselves to its execution and contributing intensely to the success of this educational product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33884
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinooptica.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinooptica_produto.pdf508,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons