Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHannuch, Waldires Estevam-
dc.date.accessioned2024-07-05T13:18:11Z-
dc.date.available2024-07-05T13:18:11Z-
dc.date.issued2024-05-17-
dc.identifier.citationHANNUCH, Waldires Estevam. Novas aprendizagens do século XXI e o storytelling como metodologia ativa: uma jornada heroica rumo a sala de aula. 2024. (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33879-
dc.descriptionAcompanha produto educacional “Oficina para formação de professores com a metodologia ativa storytelling – jornada do herói nas diversas áreas de conhecimento"pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to explore the application of the Active Storytelling Methodology, centered on the structure of the Hero's Journey, as an innovative approach to learning in the classroom. In the context of contemporary education, it is essential to adopt innovative methodologies to keep up with the pace of technological evolution. Active Methodologies, especially Storytelling, emerge as powerful tools to involve students and teachers in the learning process, making knowledge meaningful. Described in the Hero's Journey theory, developed by Joseph Campbell and reevaluated by Christopher Vogler, it is explored from its foundations to its practical application, outlining 12 stages that seek to stimulate not only learning, but also the emotional and reflective development of participating teachers. Applied to education professionals, they had the opportunity to create and tell their own narratives, with a pedagogical nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectTerapia narrativapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectStorytelling - Therapeutic usept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleNovas aprendizagens do século XXI e o storytelling como metodologia ativa: uma jornada heroica rumo a sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeNew learnings of the 21st century and storytelling as active methodology: a heroic journey towards the classroompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO intuito desta pesquisa é explorar a aplicação da Metodologia Ativa Storytelling, centrada na estrutura da Jornada do Herói, como uma abordagem inovadora para a aprendizagem em sala de aula. No contexto da educação contemporânea, é fundamental adotar metodologias inovadoras para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. As Metodologias Ativas, especialmente o Storytelling, surgem como ferramentas poderosas para envolver os alunos e professores no processo de aprendizagem, tornando o conhecimento significativo. Descrita na teoria da Jornada do Herói, desenvolvida por Joseph Campbell e reavaliada por Christopher Vogler, é explorada desde seus fundamentos até sua aplicação prática, delineando 12 estágios que buscam estimular não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento emocional e reflexivo dos professores participantes. Aplicado em profissionais da área da educação, estes tiveram oportunidade de criar e contar suas próprias narrativas, com cunho pedagógico.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3200-7963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700459068684957pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Klaiber, Michelle Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399363131351939pt_BR
dc.contributor.referee3Picelli, Analia Maria Dias De Gois-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586819633388057pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaativastorytelling.pdf7,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiaativastorytelling_produto.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons