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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33876
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Andrade, Luis Rogerio Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T12:18:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T12:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Luis Rogerio Marques de. O que se entende por energia e as contribuições de uma Ueps para alunos do 8º ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33876 | - |
dc.description | Acompanha produto educacional proposta didático metodológica "Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de energia" | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this study is to seek to understand what students understand about the Energy curricular content, especially its main aspects, such as the scientific concepts of energy and energy as a quantity, that is, the numerical value of energy in joules involved in various everyday processes. To this end, we started from Moreira's assumptions for the production of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), in which content related to the theme of Energy was worked on with students in the 8th year of the Elementary School Science subject Final Years. The research was carried out mainly through data collection via questionnaires and work with mental maps, with the help of notes in the researcher's diary and unstructured interviews. The results obtained demonstrated that students have little understanding of the proposed topic, having only superficial knowledge, that involved in everyday life, presenting difficulties in understanding energy as an issue that involves numerical quantities. In order to remedy this situation, work with UEPS was proposed, a pedagogical tool that provided an improvement in student learning, as it managed to relate students' previous knowledge with new knowledge (didactic content) allowing the construction of new knowledge, contributing so that learning would become meaningful for students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
dc.title | O que se entende por energia e as contribuições de uma Ueps para alunos do 8º ano | pt_BR |
dc.title.alternative | What is meant by energy and the contributions of a Ueps for 8th grade students | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo é buscar compreender o que os alunos entendem sobre o conteúdo curricular Energia, sobretudo os seus principais aspectos, como por exemplo os conceitos científicos de energia e a energia como quantidade, ou seja, o valor numérico de energia em joules envolvidos em diversos processos cotidianos. Para tal, partiu-se dos pressupostos de Moreira para a produção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual trabalhou-se conteúdos relacionados a temática de Energia com alunos do 8º ano da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa foi realizada principalmente por meio da coleta de dados via questionários e o trabalho com mapas mentais, contando como o auxílio de anotações no diário do pesquisador e entrevista não-estruturada. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos possuem baixa compreensão sobre o tema proposto, possuindo apenas um conhecimento superficial, aquele envolvido no cotidiano, apresentando dificuldades em compreender a energia como uma questão que envolve grandezas numéricas. A fim de remediar essa situação, foi proposto o trabalho com UEPS, uma ferramenta pedagógica que proporcionou uma melhora no aprendizado dos alunos, pois conseguiu relacionar os conhecimentos prévios dos alunos com os novos conhecimentos (conteúdos didáticos) permitindo a construção de novos conhecimentos, contribuindo para que a aprendizagem passasse a ser significativa para os alunos. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0009-4360-3454 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0499108965751866 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Joao Paulo Camargo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0078830840463434 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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