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dc.creatorMoreno, Monalize Marta-
dc.date.accessioned2024-07-04T13:44:09Z-
dc.date.available2024-07-04T13:44:09Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationMORENO, Monalize Marta. Jogue como uma garota: análise de igualdade de gênero na criação de jogos digitais com scratch. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33866-
dc.descriptionAcompanha produto educacional roteiro "Donkey Kong no Scratch: uma releitura feminista"pt_BR
dc.description.abstractThe concept of gender is a current topic and should be discussed more in the educational environment, thus forming citizens who are more aware of their freedom and respect for diversity. Based on this, the present work aims to use digital games to form students' reflective critical thinking about gender equality and stereotypes through workshops that promote dialogue and discussions on the topic, in addition to the creation of games by them. For this purpose, a discussion was held about gender stereotypes in professions and, then, stereotypes from games known to the target audience – technical high school students – to stimulate reflection and criticality on the topic through the construction of characters in games digital, using Scratch software. To investigate this issue, we opted for a qualitative methodological approach, focusing on participatory action research. In addition to carrying out bibliographical research on scientific production on the teaching-learning process of gender equality through digital games, as well as correlated themes in recent years. And to analyze the results, the action research cycle itself was used, which monitors and reflects on all stages. As an educational product, the script for a game was created in Scratch, which valued women's protagonist and the construction of characters without commonly found stereotypes. Analyzing the stages of the research, there was a great potential for questioning and analyzing gender equality and stereotypes in digital games. In addition to the fact that the topic is very relevant in today's society and the fact that it is associated with something that interests young people a lot, which is building their own games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectEqualitypt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.titleJogue como uma garota: análise de igualdade de gênero na criação de jogos digitais com Scratchpt_BR
dc.title.alternativePlay like a girl: gender equality analysis in the creation of digital games with Scratchpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conceito de gênero é um tema atual e que deveria ser mais discutido no ambiente educacional, formando assim cidadãos mais conscientes da sua liberdade e do respeito à diversidade. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo utilizar jogos digitais para a formação do pensamento crítico reflexivo dos estudantes sobre igualdade de gênero e estereótipos através de oficinas que promovam diálogos e discussões sobre o tema, além da criação de jogos pelos mesmos. Com esse propósito, foi feita uma discussão sobre estereótipos de gênero em profissões e, em seguida, estereótipos de games conhecidos do público alvo – estudantes do Ensino Médio Técnico – para estimular a reflexão e a criticidade sobre o tema através da construção de jogos digitais, utilizando a linguagem de programação Scratch. Para investigar essa problemática, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, com foco na pesquisa-ação participante. Além da realização de uma pesquisa bibliográfica da produção científica sobre o processo de ensino-aprendizagem da igualdade de gênero através de jogos digitais, bem como temas correlatos nos últimos anos. E para a análise dos resultados foi utilizado o ciclo da própria pesquisa-ação, que faz o monitoramento e reflexão em todas as etapas. Como produto educacional, foi construído o roteiro de um jogo em Scratch, que valorizasse o protagonismo da mulher e a construção de personagens sem os estereótipos comumente encontrados. Analisando as etapas da pesquisa, verificou-se um potencial muito grande de questionamento e análise sobre igualdade e estereótipos de gênero em jogos digitais. Além do tema ser bastante relevante na sociedade atual e o fato de associá-lo a algo que interessa muito os jovens, que é a construção de seus próprios games.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0001-9569-7626pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504862760429189pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9125-2638pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Angelica Cristina Rivelini da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee3Mammana, Victor Pellegrini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233426348464268pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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