Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33860
Título: Letramento digital na formação do professor de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Digital literacy in english language teacher education in high school: a case study
Autor(es): Farias, Daniela de Paula
Orientador(es): Passoni, Taisa Pinetti
Palavras-chave: Letramento digital
Professores - Formação
Língua inglesa
Computer literacy
Teachers, Training of
English language
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FARIAS, Daniela de Paula. Letramento digital na formação do professor de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Na contemporaneidade, o processo de globalização é marcado pelas tecnologias digitais, dinâmica em que o uso da língua inglesa se destaca como principal meio de interação. A pandemia de COVID-19 em 2020 acelerou as mudanças tecnológicas, especialmente na educação, evidenciando assim a necessidade por um amplo letramento digital. Assim sendo, do que tange à esfera educacional, este cenário evidenciou a demanda de formação docente que contemple o letramento digital, entendido amplamente, como práticas sociais de leitura e escrita em ambiente digitais (COSCARELLI; RIBEIRO, 2014), para que possam interpretar, gerenciar, compartilhar e criar significado de forma crítica em ambientes digitais. Diante da relevância do tema letramento digital na atualidade, delineou-se este estudo que tem como objetivo analisar as representações de docentes de língua inglesa no Ensino Médio, de uma rede privada de escolas do Estado do Paraná, acerca de suas habilidades de letramento digital, de modo a refletir sobre avanços e demandas na formação docente neste contexto. Complementarmente, o estudo organiza-se por meio de dois objetivos específicos: a) Identificar o grau de letramento digital dos professores de línguas inglesa por meio de um questionário adaptado a partir da Matriz de Letramento Digital de Dias e Novais (2009 ) e; b) Analisar quais são as maiores necessidades formativas e dificuldades encontradas por estes docentes nas práticas que demandam letramento digital, com base nas respostas das questões abertas do questionário para buscar compreender as interações entre a formação docente e o uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa. Para tanto, um questionário adaptado a partir da Matriz de letramento digital de Dias e Novais (2009)foi aplicado a nove professores de inglês da instituição. Os resultados da pesquisa indicam que os participantes demonstraram, em sua maioria, um elevado nível de letramento digital, destacando-se especialmente nas áreas de reconhecimento de interfaces e habilidades de busca, organização, leitura e produção de conteúdo digital. No entanto, algumas lacunas foram identificadas, principalmente nas habilidades analíticas, o que reforça a necessidade de formações específicas para aprimorar essas competências. O contexto da pesquisa e seus achados conduzem à reflexão sobre a importância de políticas educacionais direcionadas ao digital, de forma a dar suporte aos docentes para a qualificação de seu trabalho e adequação às necessidades da atualidade a fim de prepará-los para os desafios trazidos pelas tecnologias.
Abstract: In contemporary times, the process of globalization is marked by digital technologies, a dynamic in which the use of the English language stands out as the main means of interaction. The COVID-19 pandemic in 2020 accelerated technological changes, especially in education, thus highlighting the need for broad digital literacy. Therefore, regarding the educational sphere, this scenario highlighted the demand for teacher education that includes digital literacy, broadly understood as social practices of reading and writing in digital environments (COSCARELLI; RIBEIRO, 2014), so that they can interpret, critically manage, share, and create meaning in digital environments. Given the relevance of the topic of digital literacy today, this study aims to analyze the representations of English language teachers in high school, from a private network of schools in the State of Paraná, regarding their digital literacy skills, to reflect on advances and demands in teacher education in this context. In addition, the study is organized around two specific objectives: a) Identify the level of digital literacy of English language teachers through a questionnaire adapted from the Digital Literacy Matrix by Dias and Novais (2009) and; b) Analyze the greatest education needs and difficulties encountered by these teachers in practices that require digital literacy, based on the answers to the open-ended questions in the questionnaire to comprehend the interaction between teacher education and the use of digital technologies in English language teaching. To this end, a questionnaire adapted from the Digital Literacy Matrix by Dias and Novais (2009) was formulated, which was applied to nine English teachers at the institution. The research results indicate that most participants demonstrated a high level of digital literacy, standing out especially in the areas of interface recognition and skills in searching, organizing, reading, and producing digital content. However, some gaps were identified, mainly in analytical skills, which reinforces the need for specific learning to improve these skills. The context of the research and its findings lead to reflection on the importance of educational policies aimed at digital, to support teachers in qualifying their work and adapting it to current needs, preparing them for the challenges brought by technologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33860
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentoprofessoringles.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons