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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33844
Título: | Saberes e práticas linguísticas em educação ambiental - um estudo com surdos no município de Santa Helena - PR |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic knowledge and practices in environmental education - a study with deaf people in the municipality of Santa Helena PR |
Autor(es): | Prediger, Debora Michela |
Orientador(es): | Silva, Vanessa Bueno da |
Palavras-chave: | Lingua brasileira de sinais Surdez Sustentabilidade Educação ambiental Deafness Sustainability Environmental education |
Data do documento: | 4-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | PREDIGER, Debora Michela. Saberes e práticas linguísticas em educação ambiental - um estudo com surdos no município de Santa Helena - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2024. |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) visa à compreensão e atuação da população diante dos problemas ambientais e se fundamenta na efetivação de ações e estratégias de forma coletiva e organizada. Isso implica a participação de todos no processo de mobilização socioambiental, conforme delineado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para construir uma sociedade humana sustentável. No entanto, participação de pessoas surdas pode ser dificultada pela falta de recursos adequados e de acessibilidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos e práticas linguísticas referentes à Educação Ambiental das pessoas surdas residentes no Município de Santa Helena – PR. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo e o percurso metodológico é de natureza qualiquantitativa, mediante a aplicação de questionário para a coleta de dados tendo como público-alvo pessoas surdas. Esta pesquisa se pauta na questão referente à carência de materiais sobre a temática EA para pessoas surdas a fim de inserir este público, muitas vezes excluído da sociedade pela falta de conhecimento e/ou acessibilidade, para que possam contribuir na tomada de decisões frente às questões socioambientais da comunidade, do país e do planeta. A partir dos resultados, foi possível verificar a falta de acessibilidade enfrentada pela população surda de Santa Helena e levantar sugestões para atividades e materiais que seriam de interesse dessa comunidade, chegando à produção de materiais didático pedagógicos inclusivos e educomunicativos direcionados para a EA com a intenção de servir como ferramenta pedagógica para sensibilizar e disseminar práticas que promovam a sustentabilidade e possibilitem a inclusão da comunidade surda nas questões socioambientais. |
Abstract: | Environmental Education (EE) aims to understand and act on the part of the population in the face of environmental problems and is based on implementing actions and strategies in a collective and organized way. This implies everyone's participation in the socio-environmental mobilization process, as outlined by the Sustainable Development Goals (SDGs) to build a sustainable human society. However, participation by deaf people can be hampered by a lack of adequate resources and accessibility. Thus, the present study aims to analyze the linguistic knowledge and practices relating to Environmental Education of deaf people living in the Municipality of Santa Helena – PR. This is a bibliographical research, based on a case study of an exploratory and descriptive nature and the methodological approach is qualitative and quantitative in nature, through the application of a questionnaire to collect data with deaf people as the target audience. This research is based on the issue regarding the lack of materials on the topic of EE for deaf people in order to include this audience, often excluded from society due to lack of knowledge and/or accessibility, so that they can contribute to decision-making regarding issues socioenvironmental issues of the community, the country and the planet. From the results, it was possible to verify the lack of accessibility faced by the deaf population of Santa Helena and raise suggestions for activities and materials that would be of interest to this community, resulting in the production of inclusive and educommunicative didactic-pedagogical materials aimed at EE with the intention to serve as a pedagogical tool to raise awareness and disseminate practices that promote sustainability and enable the inclusion of the deaf community in socioenvironmental issues. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33844 |
Aparece nas coleções: | SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade |
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