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Título: A semântica na prova Paraná: uma análise das questões de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Semantics in prova Paraná: an analysis of portuguese language questions
Autor(es): Lourenço, Ketlyn Emanuele
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Semântica - Análise
Avaliação educacional
Língua portuguesa - Avaliação
Semantics - Analysis
Education - Evaluation
Portuguese language - Rating of
Data do documento: 20-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LOURENÇO, Ketlyn Emanuele. A semântica na prova Paraná: uma análise das questões de língua portuguesa. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O “avaliar” está presente no cotidiano escolar e extra-escolar desde a infância. O conhecimento tácito é o de que quando somos avaliados ou avaliamos algo ou alguém o principal objetivo é a comparação entre os pares. Essa ideia também permeia o ato de avaliar como prática de ensino-aprendizagem em que, após um período de aproximação do conteúdo, os estudantes devem passar por um processo avaliativo, cuja finalidade é investigar o quanto foi assimilado ou internalizado daquele conhecimento trabalhado no decorrer das aulas. A partir da relevância das avaliações no processo de ensino-aprendizagem, bem como das inquietações que esse processo gera, a presente pesquisa, propõe-se a analisar aspectos semânticos presentes nas questões de Língua Portuguesa constantes nas três edições da Prova Paraná aplicadas no ano de 2022, as quais foram executadas ao final de cada trimestre do ano letivo em todas as escolas da rede estadual do estado do Paraná. Para que seja possível alcançar o objetivo proposto, primeiramente são expostas características dos tipos ou formatos de avaliação a partir de estudos teóricos (Luckesi,1999; Libâneo, 2006; Carvalho, 2018; Perrenoud, 1999;) e, também, de documentos oficiais da educação no Brasil como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Na sequência, abordamos uma conceituação de Semântica e a caracterização de suas ramificações a partir de diferentes pontos de vista sobre o sentido (Ilari, 2014; Ferrarezi Junior; Basso, 2021). Essas bases teóricas são utilizadas para as análises das questões selecionadas e que constituem o nosso corpus. O recorte do corpus foi realizado a partir de análise das questões do componente de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Após a aplicação dos filtros definidos alcançamos o número de 15 questões analisadas, sendo possível a percepção de que a Semântica se faz presente no cotidiano escolar e em avaliações externas como a Prova Paraná. A partir da análise do corpus foi notório o uso de textos como pretextos para a formulação das questões, prática esta que não deve ser incentivada. Outro aspecto que foi constatado durante a realização da pesquisa é o fato de que, mesmo diferentes, todas as Semânticas têm algo em comum: a busca pelo “sentido” sob novos ângulos em seus objetos de estudos.
Abstract: “Evaluating” has been present in everyday school and extracurricular activities since childhood. The tacit knowledge is that when we are evaluated or evaluate something or someone the main objective is comparison between peers. This idea also allowed the act of evaluating as a teaching-learning practice in which, after a period of approximation of the content, students must go through an evaluation process, whose objective is to investigate how much this knowledge worked on during the course of the classes was assimilated or internalized. classes. Based on the relevance of assessments in the teaching-learning process, as well as the concerns that this process generates, this research proposes to analyze semantic aspects present in the Portuguese Language questions contained in the three editions of the Prova Paraná applied in the year 2022, which were carried out at the end of each quarter of the school year in all schools in the state network in the state of Paraná. In order to achieve the proposed objective, characteristics of the types or formats of evaluation are first exposed based on theoretical studies (Luckesi,1999; Libâneo, 2006; Carvalho, 2018; Perrenoud, 1999;) and, also, official documents from the education in Brazil such as the National Education Guidelines and Bases Law (LDB) (BRASIL, 1996) and the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 2018). Next, we address a conceptualization of Semantics and the characterization of its ramifications from different points of view on meaning (Ilari, 2014; Ferrarezi Junior; Basso, 2021). These theoretical bases are used to analyze selected and specific questions from our corpus. The corpus was cut based on the analysis of questions from the Portuguese Language component of the 9th year of Elementary School and the 3rd year of High School. After applying the defined filters, we reached 15 problematic questions, making it possible to perceive that Semantics is present in everyday school life and in external assessments such as the Prova Paraná. From the analysis of the corpus, it was clear that texts were used as pretexts for formulating questions, a practice that should not be encouraged. Another aspect that was verified during the research is the fact that, despite being different, all Semantics have something in common: the search for “meaning” from new angles in their objects of study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33842
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

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