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Título: Ensino de oralidade em língua inglesa no novo ensino médio e a perspectiva do inglês como língua franca: uma análise da trilha de aprendizagem: TTT talk, talk tlks in english podcasting and vídeos creation
Título(s) alternativo(s): Teaching orality in the english language in the new high school and the perspective of english as a language franca: an analysis of the learning track: TTT talk, talk talks in english podcasting e videos creation
Autor(es): Ruaro, Milena
Orientador(es): Passoni, Taisa Pinetti
Palavras-chave: Oralidade na literatura
Língua inglesa
Aquisição da segunda língua
Interlíngua (aprendizagem de línguas)
Orality in literature
English language
Second language acquisition
Interlanguage (language learning)
Data do documento: 25-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RUARO, Milena. Ensino de oralidade em língua inglesa no novo ensino médio e a perspectiva do inglês como língua franca: uma análise da trilha de aprendizagem: TTT talk, talk talks in english podcasting and vídeos creation. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa (Cohen; Manion; Morrison, 2004) versa sobre o ensino da oralidade em Língua Inglesa no Novo Ensino Médio (NEM) na perspectiva do inglês como Língua Franca (ILF). O objetivo geral da pesquisa é elaborar um protótipo em atendimento a Trilha de Aprendizagem intitulada “TTT- Talk, Talk Talks in English - Podcasting & Videos Creation” voltado à oralidade sob a perspectiva do ILF. Quanto aos objetivos específicos, estes buscam: i) investigar o Referencial do Estado do Paraná em articulação com os encaminhamentos metodológicos da Trilha e ii) apresentar uma proposta de protótipo que atenda a Trilha. Para compor o embasamento teórico, além da discussão de estudos basilares sobre ILF (Seidlhofer, 2011; Siqueira; Anjos, 2012; Gimenez et al, 2015, Calvo, 2013; El Kadri, 2013 ), foi feito um mapeamento de teses e dissertações no portal da CAPES a respeito do ensino da oralidade em língua inglesa, para averiguar os trabalhos já realizados na área. Tais resultados evidenciam ainda poucos estudos voltados para a oralidade no NEM e que sejam orientados pela perspectiva do ILF. A partir deste referencial, o estudo enfoca o componente curricular de Língua Inglesa e a trilha no Referencial paranaense. Como principais resultados, identificamos as metodologias de ensino e outras estratégias, de forma a complementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o letramento digital na aprendizagem do inglês, por meio do gênero TED Talk. Como forma de atender a proposição da Trilha em foco, integra-se neste trabalho, a construção de um protótipo elaborado com base na Metodologia de Desenvolvimento Baseada no Design Educacional (Filatro; Piconez, 2007); de estudos sobre letramento digital em sala (Marzari, Leffa, 2013; Denardi; Marcos; Stankoski, 2021); em consonância a reflexões sobre o gênero TED Talk (Pletsch; Oliveira, 2021). As etapas desse protótipo, conforme Filatro e Piconez (2007) constituem-se da análise, ou seja, diz respeito ao levantamento de dados sobre o ensino da oralidade para o NEM, à verificação da Trilha de Aprendizagem, e leituras acerca do gênero TED Talk; o design, refere-se à construção do protótipo articulada às implicações do ILF, atividades com o gênero principal TED Talk, e ao manual para o professor. Já na etapa do desenvolvimento, destacam-se as atividades, para o 3° ano do NEM, que possam proporcionar o desenvolvimento da oralidade e o manual deste protótipo direcionado ao professor, com o intuito de mostrar os encaminhamentos com essas atividades. Dessa forma, tanto o protótipo quanto o seu manual buscam atender a perspectiva do ILF pois as atividades evidenciam a problematização com a pronúncia dos Falantes de inglês como Língua Materna (FILM); abordam questões sobre as variedades, e sotaques, incentivam a própria produção dos alunos prezando pela inteligibilidade.
Abstract: This qualitative research (Cohen; Manion; Morrison, 2004) deals with the teaching of orality in English in the New High School (NHS) from the perspective of English as a Lingua Franca (ELF). The general objective of the research is to develop a prototype in response to the Learning Trail entitled "TTT- Talk, Talk Talks in English - Podcasting & Videos Creation" focused on orality from the perspective of the ELF. As for the specific objectives, they seek to: i) investigate the Referential of the State of Paraná in articulation with the methodological guidelines of the Trail and ii) present a proposal for a prototype that meets the Trail. To compose the theoretical basis, in addition to the discussion of basic studies about ELF (Seidlhofer, 2011; Siqueira; Anjos, 2012; Gimenez et al, 2015, Calvo, 2013; El Kadri, 2013 ), a mapping of theses and dissertations was carried out on the CAPES portal regarding the teaching of orality in English, in order to ascertain the work already carried out in the area. These results still show few studies focused on orality in the new High School (NHS) and that are guided by the ELF perspective. From this framework, the study focused on the curricular component of the English language and the trail in the Paraná Framework. As main results, we identified the teaching methodologies and other strategies, in order to complement the National Common Curricular Base (BNCC) and together with digital literacy in the learning of English, through the TED Talk genre. As a way to meet the proposition of the Trail in focus, it is integrated in this work, the construction of a prototype elaborated from the Development Methodology Based on Educational Design (Filatro; Piconez, 2007); of studies on digital literacy in the classroom (Marzari, Leffa, 2013; Denardi; Marcos; Stankoski, 2021); in consonance with reflections on the TED Talk genre (Pletsch; Oliveira, 2021). The stages of this prototype, according to Filatro and Piconez (2007) are analysis, that is, it concerns the collection of data on the teaching of orality for the NEM, the verification of the Learning Trail, and readings about the TED Talk genre; design, refers to the construction of the prototype articulated to the implications of the ELF, activities with the main genre TED Talk, and the teacher's manual. In the development stage, we highlight the activities, for the 3rd year of NEM, that can provide the development of orality and the manual of this prototype directed to the teacher, in order to show the referrals with these activities. Thus, both the prototype and its manual seek to meet the perspective of the ELF, because the activities highlight the problematization with the pronunciation of English Speakers as a Mother Tongue (FILM); they address questions about varieties and accents, and encourage students' own production, valuing intelligibility.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33841
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