Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33814
Título: Impactos econômicos devidos ao marco legal da microgeração de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): Economic impact due to the legal framework of eletrical energy microgeneration
Autor(es): Hayashi, Diogo Akio
Orientador(es): Marangoni, Filipe
Palavras-chave: Energia solar
Sistema de energia fotovoltaica
Energia elétrica - Produção
Solar energy
Photovoltaic power systems
Electric power production
Data do documento: 21-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: HAYASHI, Diogo Akio. Impactos econômicos devidos ao marco legal da microgeração de energia elétrica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A potência instalada de sistemas de microgeração de energia elétrica sofreu um aumento exponencial nos últimos anos. A resolução normativa nº482, de 17 de abril de 2012, foi primordial para que houvessem avanços na clareza e confiabilidade jurídicas da geração distribuída. A queda dos preços dos componentes de sistemas fotovoltaicos e os altos custos de energia foram responsáveis pela grande procura nos últimos anos por parte de consumidores interessados em produzir sua própria energia. Porém, as novas regras tarifárias instituídas pelo marco legal relativas ao uso do sistema de distribuição, através da sanção da Lei nº14.300/2022, alteram os cálculos de análise de atratividade de investimento em sistemas de microgeração distribuída. Neste trabalho será realizado um estudo com finalidade de analisar os impactos tarifários e suas consequências no valor de investimento em um sistema de microgeração fotovoltaica. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico, para que fique clara a situação regulatória, aliado a simulações de diferentes cenários de incidência das novas regras tarifárias, de acordo com as disposições de transição dispostas no Capítulo VI da Lei nº14300/2022. Foram criados 5 cenários para as simulações: no primeiro a unidade consumidora não possui instalação fotovoltaica, para servir como referência para calcular a economia para os outros casos; no segundo a instalação se enquadrou como direito adquirido, que não irá sofrer as alterações tarifárias até 2045; no terceiro o enquadramento das alterações tarifárias garante prazo de transição até 2031; no quarto, o prazo de transição foi até 2029; o quinto consiste em um caso hipotético onde não houve período de transição. As simulações indicaram uma economia líquida 26,96% maior do primeiro cenário em relação ao terceiro. Por fim, depois da análise de atratividade de investimento nos sistemas de microgeração foi observado que o retorno sobre investimento referente ao caso dos sistemas protocolados até 6 de janeiro de 2023 foi 68,87% maior em relação aos que contarão com disposições transitórias até 2029.
Abstract: The installed power of electrical energy microgeneration systems has suffered an exponencial growth in the past years. The normative resolution No.482 dated of April 17th, 2012 was primordial to the legal stability and confiability of distributed generation. The price drop of photovoltaic system components and the high costs of eletricity bills were the responsible for the high demand in the past years from those who are interested in producing their own eletric power. However, the new pricing regulations introduced by the legal framework related to the use of the eletrical distribution system changes the investment attractiveness in distributed microgeneration systems, through the enactment of the Brazillian Federal Law No.14.300/2022. Five scenarios were created for the simulations: the consumer unit does not have a photovoltaic system in the first one, so it can be a reference of economy to the other cases; the system was framed as vested right and will not suffer the tariff changes until 2045 in the second; the third scenario assures a transitional period until 2031; the transiotional period in the fourth scenario is until 2029; the fifth scenario consists in a hypothetical case where there was no transitional period. The simulations indicated 26,96% higher net savings in comparision with the third scenario. Lastly, after an investment attractiveness analisys on the microgeneration systems it was observed a return on investment 68,87% higher for the unit that filed the system until January 6th, 2023 using as reference the one which will suffer the transitional provisions until 2029.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33814
Aparece nas coleções:MD - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactoseconomicosmarcolegal.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons