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Título: Um aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta de apoio as atividades de educação ambiental realizadas com crianças no bosque da UTFPR campus Medianeira
Título(s) alternativo(s): An application for mobile devices as a support tool for environmental education activities carried out with children in the woods of UTFPR campus Medianeira
Autor(es): Silva, Barbara Rodrigues da
Orientador(es): Araújo, Everton Coimbra de
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Software de aplicação
Desenvolvimento urbano sustentável
Mobile apps
Application software
Sustainable urban development
Data do documento: 6-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Barbara Rodrigues da. Um aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta de apoio as atividades de educação ambiental realizadas com crianças no bosque da UTFPR campus Medianeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: O adensamento populacional e a depredação do meio ambiente têm evidenciado um cenário mundial onde há a necessidade de mais práticas de preservação e urbanização sustentável, sendo a manutenção e a criação de áreas verdes um dos melhores indicadores de qualidade de vida urbana. Uma área verde é um fragmento florestal de preservação que pode ser voltado a práticas de atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas e promoção de ações para o estímulo da educação ambiental na população a sua volta. O Fragmento florestal denominado Bosque da UTFPR, Campus Medianeira, sendo uma dessas áreas verdes que promovem ações voltadas a educação ambiental, carece de ferramentas que auxiliem os visitantes, em sua maioria crianças, durante os passeios realizados na trilha contida no Bosque. A popularidade dos dispositivos móveis entre as gerações mais novas cresce exponencialmente em todo o mundo e essa tecnologia móvel pode facilitar a aprendizagem em qualquer momento e em qualquer lugar, tendo o potencial de apoiar a prática da educação ambiental em áreas verdes por meio de aplicações baseadas em aspectos lúdicos e interativos. Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo e desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, que por meio dos estímulos de aprendizagem móvel, sirva como ferramenta de apoio as atividades de educação ambiental realizadas na área verde denominada Bosque da UTFPR, Campus Medianeira. A aplicação foi desenvolvida utilizando o framework Flutter e em seu recurso principal, um mapa imersivo em espécie de jogo 2D que simula a trilha contida no Bosque, a biblioteca Flame. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que é possível o desenvolvimento de tal ferramenta utilizando os recursos tecnológicos propostos e que a sua utilização durante as atividades de educação ambiental realizadas em locais verdes, como o Bosque, é uma fonte viável de fácil acesso a informações a respeito da vegetação ali presente, facilitando a seus utilizadores a compreensão daquele meio.
Abstract: Population densifcation and depredation of the environment have highlighted a world scenario where there is a need for more practices of preservation and sustainable urbanization, with the maintenance and creation of green areas being one of the best indicators of quality of urban life. A green area is a forest fragment of preservation that can be used for outdoor activities such as walks, trails and the promotion of actions to encourage environmental education in the surrounding population. The forest fragment called Bosque da UTFPR, Campus Medianeira, being one of those green areas that promote actions aimed at environmental education, lacks tools to help visitors, mostly children, during the tours carried out on the trail contained in the Bosque. The popularity of mobile devices among younger generations grows exponentially around the world and this mobile technology can facilitate learning anytime and anywhere, having the potential to support the practice of environmental education in green areas through applications based on in playful and interactive aspects. This work aims to present the study and development of an application for mobile devices, which, through mobile learning stimuli, serves as a support tool for environmental education activities carried out in the green area called Bosque da UTFPR, Campus Medianeira. The application was developed using the framework Flutter and in its main resource, an immersive map in a kind of 2D game that simulates the track contained in Bosque, the Flame library. Based on the results obtained, it was noticed that it is possible to develop such a tool using the proposed technological resources and that its use during environmental education activities carried out in green places, such as the Bosque, is a viable source of easy access to information about the vegetation present there, making it easier for users to understand that environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33809
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