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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33808
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lorensi, Angela Maria Dalla Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T14:51:46Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19T14:51:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.identifier.citation | LORENSI, Angela Maria Dalla Rosa. Aprendizagem significativa e rotação por estações: o que pode nos auxiliar no ensino de física?. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33808 | - |
dc.description.abstract | The main basis of this work is the application of the active methodology station rotation, for high school students. The objective is to use meaningful learning in the process of acquiring new knowledge, related to concepts of Physics. It is a proposal that had David P. Ausubel's Cognitivist learning theory as its main learning theory. In order to facilitate this aim, the station rotation was applied to a 2nd grade high school class, at a public school in the state of Paraná in 2022. The total number of classes to implement the educational product is 5 classes of 50 minutes each one. To begin the proposal before the classroom, students were asked to carry out a bibliographical research about the heat transmission processes: conduction, convection and irradiation. Afterwards, a pre-test was administered to verify prior knowledge so that we could make use of the subsumers brought by the students. The methodology was applied in accordance with expectations and after implementing the station rotation methodology proposal, a post-test was applied and analyzing the data, these showed much more than signs of significant learning, we observed that the students were evolved by educational and life experience. They were introduced to a new teaching methodology, which many were not familiar with, and when asked if they would be willing to undertake new activities similar to this, they almost unanimously said yes. This research was exploratory, with a case study method, in which the data collection technique was used through questionnaires and quantitative data analysis, as well as discussion based on literature and in the author's experience of more than twenty years of teaching. The application of the active station rotation methodology proved to be a broad tool that can be explored in different ways. For example, with different numbers of students and stations, new practices and using the resources that each teacher and school have, within their limitations. After analyzing and discussing the results, we can conclude that this proposal and the material that was developed can be successfully replicated. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Thermodynamics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa e rotação por estações: o que pode nos auxiliar no ensino de física? | pt_BR |
dc.title.alternative | Meaningful learning and station rotation: what can help us in physics teaching? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A base principal deste trabalho é a aplicação da metodologia ativa rotação por estações para alunos do ensino médio. O objetivo é fazer uso da aprendizagem significativa no processo de aquisição de novos conhecimentos relacionados a conceitos físicos. É uma proposta que teve como principal teoria de aprendizagem a Cognitivista de David P. Ausubel. Com o intuito de facilitar esse objetivo, a rotação por estações foi aplicada em uma turma de 2a série do Ensino Médio de um colégio da rede pública do Estado do Paraná no ano de 2022. O total de aulas para execução do produto educacional foram 5 aulas de 50 minutos cada. Para iniciar a proposta, foi solicitado extraclasse, a realização por parte dos alunos de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema Processos de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação. Na sequência, aplicou-se um pré-teste para verificação dos conhecimentos prévios e assim podermos fazer uso dos subsunçores trazidos pelos educandos. A metodologia foi aplicada de acordo com o esperado e após a implementação da proposta da metodologia de rotação por estações, um pós-teste foi aplicado e analisando os dados, esses apresentaram muito mais que indícios de aprendizagem significativa, observamos que os alunos evoluíram em experiência educacional e de vida. Foram apresentados a uma nova metodologia de ensino, que muitos não conheciam, e que, quando questionados se estariam dispostos a novas atividades semelhantes a esta, quase por unanimidade relataram que sim. Essa pesquisa foi exploratória, com método de estudo de caso, no qual usou-se a técnica de coleta de dados por meio de questionários e análise de dados quantitativos, bem como discussão baseada na literatura e na experiência de mais de vinte anos em sala de aula da autora. A aplicação da metodologia ativa rotação por estações se mostrou uma ferramenta ampla que pode ser explorada de diversas formas. Como por exemplo, com diferentes quantidades de alunos e estações, novas práticas e usando os recursos que cada professor e escola possuem, dentro de suas limitações. Após análise e discussão dos resultados, podemos concluir que essa proposta e material desenvolvido, podem ser replicados com êxito. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-9837-139X | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2240220054062674 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tonezer, Camila | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9238-1506 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5940482633620376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tonezer, Camila | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5940482633620376 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Longen, Fabio Rogerio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anjos, Rita de Cássia dos | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-6463-2272 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5775617413825711 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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