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dc.creatorFreitas, Ludmila de Souza-
dc.date.accessioned2024-04-17T11:06:46Z-
dc.date.available2024-04-17T11:06:46Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationFREITAS, Ludmila de Souza. Sistema para implementação de princípios de projeto para desmontagem e adaptabilidade em edificações de instituições federais de ensino superior sob a ótica da economia circular. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33787-
dc.description.abstractThe Circular Economy (CE) approach in construction processes is not yet consolidated and is directly related to the decisions made in the design. The design process for buildings at Federal Higher Education Institutions (IFES) is influenced by numerous factors, internal and external to the institutions, that can lead to construction problems throughout their life cycle. In this sense, the Design for Disassembly and Adaptability (DfD/A), recommended by the international standard ISO 20887/2020, aims to optimize the life cycle of buildings, and contribute to sustainable development through determined design principles. Thus, the main objective of this research is to develop a System for implementing DfD /A principles in IFES building projects, aiming to include construction processes in the CE dynamics. To this end, the research used the Design Science Research method to construct the artifact. In this context, case studies were carried out with four IFES building projects with different types of use and construction systems, applying a Verification Form to diagnose DfD /A compliance by the selected projects. The case studies helped to contextualize and systematize the stages of the PpD/A-oriented design process. The result obtained was a System that drives the design process and can assist in decision-making by the agents involved in coordinating IFES building projects, considering the interactions between the PpD/A principles and the project context. The systematization of the design process guided by PpD/A included determining three phases: preliminary study, executive design, and deconstruction plan. Each design phase establishes assessments and the implementation of strategies based on the principles required by the determined use life scenario. The main contributions would be designing more efficient and adaptable buildings, more sustainable contracts, supporting IFES' commitment to sustainable development, and evolving a circular economy in the construction sectorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectConstrução sustentávelpt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectISO 20887pt_BR
dc.subjectEdifícios públicospt_BR
dc.subjectArquitetura públicapt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectSustainable constructionpt_BR
dc.subjectCircular Economypt_BR
dc.subjectISO 20887 standardpt_BR
dc.subjectPublic buildingspt_BR
dc.subjectPublic architecturept_BR
dc.titleSistema para implementação de princípios de projeto para desmontagem e adaptabilidade em edificações de instituições federais de ensino superior sob a ótica da economia circularpt_BR
dc.title.alternativeSystem for implementing design for disassembly and adaptability principles in buildings of federal higher education institutions from the perspective of circular economypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA abordagem sobre Economia Circular (EC) em processos construtivos ainda não está consolidada, e está diretamente relacionada às decisões tomadas em projeto. O processo de projeto de edificações de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sofre interferência de inúmeros fatores internos e externos às instituições que podem levar a problemas construtivos em todo seu ciclo de vida. Nesse sentido, o Projeto para Desmontagem e Adaptabilidade (PpD/A), preconizado pela norma internacional ISO 20887/2020, visa otimizar o ciclo de vida das construções e contribuir para o desenvolvimento sustentável, através de princípios de projeto determinados. Assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi desenvolver um Sistema de implementação dos princípios de PpD/A em projetos de edificações de IFES, visando incluir os processos construtivos na dinâmica da EC. Para tanto, a pesquisa conduziu as etapas do método Design Science Research para construção do artefato. Neste contexto, estudos de caso foram realizados com quatro projetos de edificações de IFES, com diferentes tipologias de uso e sistemas construtivos, aplicando um Formulário de Verificação para diagnóstico de atendimento ao PpD/A pelos projetos selecionados. Os estudos de caso auxiliaram na contextualização e sistematização das etapas do processo de projeto orientado por PpD/A. O resultado obtido foi um Sistema que conduz o processo de projeto e pode auxiliar na tomada de decisão pelos agentes envolvidos na coordenação de projetos de edificações de IFES, considerando as interações entre os princípios do PpD/A e o contexto do projeto. A sistematização do processo de projeto orientado por PpD/A compreendeu a determinação de três fases: estudo preliminar, projeto executivo e plano de desconstrução. Cada fase de projeto estabelece avaliações e a implantação de estratégias de acordo com os princípios requeridos pelo cenário de vida útil determinado. As principais contribuições estariam na concepção de edificações mais eficientes e adaptáveis, contratações e mais sustentáveis, apoio ao compromisso das IFES com o desenvolvimento sustentável e a evolução de uma economia circular no setor da construçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1947-4196pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605150517921062pt_BR
dc.contributor.advisor1Nagalli, Andre-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Couto, Joao Pedro Pereira Maia-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9607-0596pt_BR
dc.contributor.referee1Iarozinski Neto, Alfredo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3160-5251pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3531342149752867pt_BR
dc.contributor.referee2Nagalli, Andre-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee3Kern, Andrea Parisi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6406-6250pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651276483668080pt_BR
dc.contributor.referee4Passig, Karina Querne de Carvalho-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4577-7537pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055585859691419pt_BR
dc.contributor.referee5Longo, Leticia Franca Mattaraia-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827333717216629pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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