Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Elisa Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T14:24:14Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T14:24:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Elisa Aparecida. A educomunicação: análise da formação continuada para professores da educação básica sobre vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33781 | - |
dc.description | Acompanha: Formação continuada para professores a educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia tema: poluição ambiental | pt_BR |
dc.description.abstract | Educommunication is a term used since 1980 through the combination of communication and education. Educational practices using this method contribute to more meaningful learning of curricular content. The use of videos to produce audiovisual resources provides teachers with a new possibility. The ABV method – video-based learning linked to Educommunication, can facilitate the understanding of important aspects of the geography discipline, making it possible to develop new teaching resources, in a critical and thought-provoking way. The objective of this work was to analyze the perception of teachers from the public basic education network in the city of Cornélio Procópio, during the workshop: 'Educommunication: videos as a didactic tool for teaching geography', in order to validate the use and application of the method in your daily life. Through bibliometric analysis, it was possible to assess the relevance of the theme. For this purpose, the information was extracted using the Dimensions database and the VOSviewer software was used for interpretation. The analysis of the workshop data is qualitative in nature, and for the interpretation of the data and its analysis, it was based on the theoretical and methodological assumptions of Bardin's content analysis (2016). Through the analyzes it was concluded that the proposed practice is applicable, and that it is viable for teachers to reproduce it, as well as its use in a multidisciplinary way. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e educação | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Communication and education | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.title | A Educomunicação: análise da formação continuada para professores da educação básica sobre vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia | pt_BR |
dc.title.alternative | Educommunication: analysis of continuing training for basic education teachers on videos as a teaching tool for teaching geography | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educomunicação é um termo utilizado desde 1980 através da junção da comunicação e educação. As práticas educativas com o uso deste método contribuem para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos curriculares. A utilização de vídeos para a produção de recursos audiovisuais, proporcionam aos professores uma nova possibilidade. O método ABV – aprendizagem baseada em vídeo atrelada a Educomunicação, pode facilitar a compreensão de aspectos importantes da disciplina de geografia, sendo possível o desenvolvimento de novos recursos didáticos, de forma crítica e instigante. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores da rede pública de educação básica da cidade de Cornélio Procópio, ao decorrer da oficina: ‘A Educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia’, de forma a validar a utilização e aplicação do método em seu dia a dia. Por meio da análise bibliométrica foi possível avaliar a relevância da temática, para tal a extração das informações foi realizada por meio do banco de dados Dimensions e para interpretação utilizouse o software VOSviewer. A análise dos dados da oficina é de cunho qualitativo, e para a interpretação dos dados e sua análise baseou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio das análises concluiu-se que a prática proposta é aplicável, sendo viável sua reprodução pelos professores, bem como sua utilização de forma multidisciplinar. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-3113-3688 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4592999118999600 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Angelica Cristina Rivelini da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Angelica Cristina Rivelini da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3622391715613904 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Campos, Ricardo Aparecido | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8969-4787 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5869296136601055 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educomunicacaoformacaoprofessores.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
educomunicacaoformacaoprofessores_produto.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons