Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Elisa Aparecida-
dc.date.accessioned2024-04-15T14:24:14Z-
dc.date.available2024-04-15T14:24:14Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationDIAS, Elisa Aparecida. A educomunicação: análise da formação continuada para professores da educação básica sobre vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33781-
dc.descriptionAcompanha: Formação continuada para professores a educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia tema: poluição ambientalpt_BR
dc.description.abstractEducommunication is a term used since 1980 through the combination of communication and education. Educational practices using this method contribute to more meaningful learning of curricular content. The use of videos to produce audiovisual resources provides teachers with a new possibility. The ABV method – video-based learning linked to Educommunication, can facilitate the understanding of important aspects of the geography discipline, making it possible to develop new teaching resources, in a critical and thought-provoking way. The objective of this work was to analyze the perception of teachers from the public basic education network in the city of Cornélio Procópio, during the workshop: 'Educommunication: videos as a didactic tool for teaching geography', in order to validate the use and application of the method in your daily life. Through bibliometric analysis, it was possible to assess the relevance of the theme. For this purpose, the information was extracted using the Dimensions database and the VOSviewer software was used for interpretation. The analysis of the workshop data is qualitative in nature, and for the interpretation of the data and its analysis, it was based on the theoretical and methodological assumptions of Bardin's content analysis (2016). Through the analyzes it was concluded that the proposed practice is applicable, and that it is viable for teachers to reproduce it, as well as its use in a multidisciplinary way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e educaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCommunication and educationpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.titleA Educomunicação: análise da formação continuada para professores da educação básica sobre vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeEducommunication: analysis of continuing training for basic education teachers on videos as a teaching tool for teaching geographypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educomunicação é um termo utilizado desde 1980 através da junção da comunicação e educação. As práticas educativas com o uso deste método contribuem para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos curriculares. A utilização de vídeos para a produção de recursos audiovisuais, proporcionam aos professores uma nova possibilidade. O método ABV – aprendizagem baseada em vídeo atrelada a Educomunicação, pode facilitar a compreensão de aspectos importantes da disciplina de geografia, sendo possível o desenvolvimento de novos recursos didáticos, de forma crítica e instigante. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores da rede pública de educação básica da cidade de Cornélio Procópio, ao decorrer da oficina: ‘A Educomunicação: vídeos como ferramenta didática para o ensino de geografia’, de forma a validar a utilização e aplicação do método em seu dia a dia. Por meio da análise bibliométrica foi possível avaliar a relevância da temática, para tal a extração das informações foi realizada por meio do banco de dados Dimensions e para interpretação utilizouse o software VOSviewer. A análise dos dados da oficina é de cunho qualitativo, e para a interpretação dos dados e sua análise baseou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio das análises concluiu-se que a prática proposta é aplicável, sendo viável sua reprodução pelos professores, bem como sua utilização de forma multidisciplinar.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3113-3688pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4592999118999600pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Angelica Cristina Rivelini da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Angelica Cristina Rivelini da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Eduardo Filgueiras-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7333630388674575pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Ricardo Aparecido-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8969-4787pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5869296136601055pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educomunicacaoformacaoprofessores.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educomunicacaoformacaoprofessores_produto.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons