Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33780
Título: Formação continuada na educação básica: análise da percepção de professoras da creche sobre a influência das mídias nas crianças
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher training and media analysis: possibilities in teaching children in kindergarten
Autor(es): Sanches, Aline de Souza
Orientador(es): Silva, Angelica Cristina Rivelini da
Palavras-chave: Caricaturas e desenhos animados
Educação infantil
Cultura - Estudo e ensino
Professores - Formação
Caricatures and cartoons
Childhood Education
Culture - Study and teaching
Teachers - In-service training
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANCHES, Aline de Souza. Formação continuada na educação básica: análise da percepção de professoras da creche sobre a influência das mídias nas crianças. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: O presente trabalho investigou um processo de formação continuada de professores sobre a utilização de recursos midiáticos com crianças da Educação Infantil. Deste ponto, considerou-se o problema: como os professores percebem e consideram as influências dos desenhos animados utilizados em sala de aula, na Educação Infantil, no comportamento das crianças? Teve como objetivo geral analisar a percepção das professoras acerca da influência midiática na formação das crianças e promover discussões frente aos desenhos utilizados em sala de aula. A pesquisa apoiou-se na perspectiva dos Estudos Culturais para a compreensão do objeto de estudo, pois sob esta perspectiva teórica foi possível apresentar possibilidades de estudos sobre os aspectos culturais da sociedade. O dia a dia no centro de educação infantil contribui para as representações culturais das crianças; desta maneira, o professor deve atentar-se aos discursos dos desenhos e filmes. Nesse sentido, foi realizado um curso de formação continuada para as professoras da educação infantil de um município do norte do Paraná, ancorado nos princípios da pedagogia cultural, a fim de compreender as formas com que as representações midiáticas, por meio dos desenhos animados, podem exercer influência no comportamento das crianças. Dez professoras participaram do curso de formação continuada que aconteceu em quatro encontros, via Google Meet, de aproximadamente duas horas cada. As professoras lecionavam no Infantil III dos centros municipais de educação infantil, sendo uma de cada centro de educação infantil do município. Visando atender à exigência do Mestrado Profissional, o Produto Educacional, construímos uma cartilha com o curso oferecido, assim como as propostas pedagógicas construídas pelas professoras no final do curso, utilizando os desenhos analisados. Em síntese, pode-se observar que as professoras perceberam mudança no comportamento das crianças após assistirem os desenhos transmitidos nos Centros de Educação Infantil e verificaram, após as discussões realizadas no curso, a necessidade de considerar as influências midiáticas ao escolher os desenhos que serão transmitidos.
Abstract: This research investigated a process of continuing teacher training on the use of media resources with children in Early Childhood Education. From this point, the problem was considered: how do teachers perceive and consider the influences of cartoons used in the classroom, in Early Childhood Education, on children's behavior? Its general objective was to analyze the teachers' perception of the media influence on children's education and to promote discussions regarding the cartoons used in the classroom. The research was based on the perspective of Cultural Studies to understand the object of study, as from this theoretical perspective it was possible to present possibilities for studies on the cultural aspects of society. Daily life at the early childhood education center contributes to children's cultural representations; In this way, the teacher must pay attention to the speeches in cartoons and films. In this sense, a continuing training course was held for early childhood education teachers in a municipality in the north of Paraná, anchored in the principles of cultural pedagogy, in order to understand the ways in which media representations, through cartoons, can exert influence on children's behavior. Ten teachers participated in the continuing education course, which took place in four meetings, via Google Meet, lasting approximately two hours each. The teachers taught in Kindergarten III of the municipal early childhood education centers, one from each early childhood education center in the municipality. Aiming to meet the requirement of the Professional Master's Degree, the Educational Product, we created a booklet with the course offered, as well as the pedagogical proposals constructed by the teachers at the end of the course, using the analyzed cartoons. In summary, it can be observed that the teachers noticed a change in the children's behavior after watching the cartoons broadcast in the Early ChildhoodEducation Centers and verified, after the discussions held in the course, the need to consider media influences when choosing the cartoons that will be broadcast.
Descrição: Acompanha Cartilha para formação continuada de professores em análise de mídias para educação infantil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33780
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisedemidiaformacaoprofessores.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analisedemidiaformacaoprofessores_produto.pdf4,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons