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Título: Coprodução de conhecimento como estratégia para a autonomia de mulheres agricultoras em Santa Helena no Paraná
Título(s) alternativo(s): Co-production of knowledge as a strategy for the autonomy of rural women in Santa Helena in Paraná
Autor(es): Bidin, Aline
Orientador(es): Matte, Alessandra
Palavras-chave: Trabalhadores rurais
Mulheres do campo
Sociologia rural
Agricultural laborers
Rural women
Sociology, Rural
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: BIDIN, Aline. Coprodução de conhecimento como estratégia para a autonomia de mulheres agricultoras em Santa Helena no Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: O trabalho desempenhado por mulheres rurais por vezes não é reconhecido como tal por elas e nem por membros da família e da sociedade, podendo desencadear sentimentos de inferioridade e falta de reconhecimento de seu mérito. Nesse sentido, esta pesquisa-ação teve como objetivo analisar como as mulheres têm superado desafios históricos de gênero no meio rural, por meio de método de coprodução de conhecimento. Essa pesquisa foi realizada por meio de conjunto de oficinas de coprodução de conhecimento, realizadas com sete grupos de mães, totalizando 125 mulheres agricultoras, no município de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Durante a pesquisa, foram empregadas dinâmicas que estimularam as mulheres a refletirem sobre a relevância de seu trabalho. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de promover o reconhecimento e a conscientização das mulheres rurais sobre o valor de seu trabalho. Mulheres conscientes de seu valor são mais propensas a defender seus direitos e ocupar posições que anteriormente eram de difícil acesso. Assim, ao valorizar o trabalho da mulher produtora rural, inquestionavelmente é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa
Abstract: The work done by rural women is sometimes not recognized as such by them or by family members and society, which can lead to feelings of inferiority and a lack of recognition of their merit. In this sense, this action research aimed to analyze how women have overcome historical gender challenges in rural areas, using a method of co-producing knowledge. This research was carried out through a set of knowledge co-production workshops with seven groups of mothers, totaling 125 women farmers, in the municipality of Santa Helena, in the west of Paraná. During the research, dynamics were used to encourage the women to reflect on the relevance of their work. The results showed the need to promote recognition and awareness among rural women of the value of their work. Women who are aware of their value are more likely to defend their rights and occupy positions that were previously difficult to access. Thus, by valuing the work of rural women producers, it is unquestionably possible to contribute to building a fairer and more equitable society
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33768
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