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dc.creatorAlmeida, Julio Fernando de-
dc.date.accessioned2024-03-28T17:44:43Z-
dc.date.available2024-03-28T17:44:43Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Julio Fernando de. Liderança e jovens em situações de vulnerabilidade: uma abordagem integrada com a oficina dos 7 hábitos de Covey e esquemas desadaptativos de Young. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33741-
dc.descriptionAcompanha produto educacional oficina de "Liderança e jovens em situações de vulnerabilidade"pt_BR
dc.description.abstractSocially vulnerable adolescents face obstacles when entering the world of work due to a lack of experience and the growing demand for qualifications. To overcome these barriers, it is essential to implement programs that prepare them for professional demands. In this scenario, the integration of Covey's 7 Habits and Young's Maladaptive Schemas can promote leadership and well-being, addressing specific challenges for this population. This research aims to investigate how a workshop that combines Stephen R. Covey's 7 Habits of Highly Effective People with Young's Schema Questionnaire can be beneficial to promote adolescents in vulnerable situations. Interventional nature research with a qualitative and quantitative approach was used. Eleven adolescents of both sexes and in situations of social vulnerability participated in this study, who are cared for at the entity under study, located in a municipality in the state of Paraná. The workshop showed that the teenagers satisfactorily absorbed the habits, not only acquiring them, but also incorporating them in a significant way into their daily attitudes. Mainly the first Habit, "Be proactive", was identified as presenting a higher level, followed by Habits 2, 3 and 5, which address initiative, taking responsibility and personal management. In Habits 4 and 6, related to the principles of mutual respect and social communication skills, as well as in Habit 7, which deals with constant renewal, a slight reduction was observed. The results also demonstrated that the elements that stood out most in adolescents when applying the Adolescent Schema Questionnaire (AQ) were: Defectiveness/Shame, Self-sacrifice, Emotional Inhibition and Punitive Posture. Integrating Stephen Covey's 7 Habits and Young's Maladaptive Schemas offers an approach that can assist or empower socially vulnerable adolescents. This synergy not only prepares young people for professional challenges, but also contributes to a more inclusive and equitable society. The results indicate that the workshop may have played a significant role in the development of adolescents in situations of social vulnerability, suggesting the need for additional research on the topic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectAdolescentes socialmente excluídospt_BR
dc.subjectTrabalho - Análisept_BR
dc.subjectOficina educacionalpt_BR
dc.subjectTeenagers with social disabilitiespt_BR
dc.subjectJob analysispt_BR
dc.subjectEducational Workshoppt_BR
dc.titleLiderança e jovens em situações de vulnerabilidade: uma abordagem integrada com a oficina dos 7 hábitos de Covey e Esquemas Desadaptativos de Youngpt_BR
dc.title.alternativeLeadership and young people in vulnerable situations: an integrated approach with Covey'S 7 habits workshop and Young'S Maladaptive Schemespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAdolescentes em vulnerabilidade social enfrentam obstáculos ao ingressar no mundo do trabalho devido à falta de experiência e à crescente exigência por qualificações. Para superar essas barreiras, é fundamental implementar programas que os preparem para as demandas profissionais. Neste cenário, a integração dos 7 Hábitos de Covey e dos Esquemas Desadaptativos de Young pode promover liderança e bem-estar, abordando desafios específicos dessa população. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira uma oficina que combina os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey, com o Questionário de Esquemas de Young pode ser benéfica para promover adolescentes em situação de vulnerabilidade. Utilizou-se uma pesquisa de Natureza Interventiva de abordagem qualiquantitativa. Participaram deste estudo onze adolescentes de ambos os sexos e em situação de vulnerabilidade social, que são atendidos na entidade em estudo, localizada em um município do estado do Paraná. A oficina evidenciou que os adolescentes absorveram de maneira satisfatória os hábitos, não apenas os adquirindo, mas também os incorporando de forma significativa em suas atitudes cotidianas. Principalmente o primeiro Hábito, "Seja proativo", foi identificado como apresentando um nível mais elevado, seguido pelos Hábitos 2, 3 e 5, que abordam a iniciativa, a assunção de responsabilidades e a gestão pessoal. Já nos Hábitos 4 e 6, relacionados aos princípios de respeito mútuo e habilidades de comunicação social, assim como no Hábito 7, que trata da constante renovação, observou-se uma leve redução. Os resultados demonstraram também, que os elementos que mais se destacaram nos adolescentes, ao se aplicar o Questionário de Esquemas para Adolescentes (QEA) foram: Defectividade/Vergonha, Autossacrifício, Inibição emocional e Postura Punitiva. Integrar os 7 Hábitos de Stephen Covey e os Esquemas Desadaptativos de Young oferece uma abordagem que pode auxiliar ou capacitar adolescentes em vulnerabilidade social. Essa sinergia não apenas prepara os jovens para desafios profissionais, mas também contribui para uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Os resultados indicam que a oficina pode ter desempenhado um papel significativo no desenvolvimento dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sugerindo a necessidade de pesquisas adicionais sobre o tema.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-0627-5458pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0535001031659619pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Francielle Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409389356983508pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Marco Antônio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3451649375977152pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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