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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740
Título: | Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school |
Autor(es): | Bergonsi, Rubya Morgana de Miranda |
Orientador(es): | Tondo, Daniel Walker |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Farmacologia Teaching - Aids and devices Learning strategies Pharmacology |
Data do documento: | 4-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BERGONSI, Rubya Morgana de Miranda. Atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | O estudo foi realizado em forma de estudo de caso, ao qual trabalhou-se quanto ao uso da abordagem por experimentação, com a finalidade de ponderar a eficácia de uma aula prática de recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático nos conteúdos de rendimento e pureza. Tendo como título atividade experimental sobre a recristalização do fármaco paracetamol como recurso didático na abordagem dos conceitos de pureza e rendimento para o ensino médio, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a experimentação como recurso didático nos assuntos de rendimento e pureza. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de 3 aulas, sendo duas teóricas e uma experimental, onde realizou-se a recristalização do fármaco e dados foram gerados através de um questionário contextual e a execução de um relatório sobre a aula prática. De uma maneira geral, pôde-se perceber que a experimentação ajudou os alunos a obterem uma maior compreensão em relação ao conteúdo. |
Abstract: | The study was carried out in the form of a case study, which involved the use of an experimental approach, with the purpose of considering the effectiveness of a practical class on recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in terms of yield and purity. Having as its title experimental activity on the recrystallization of the drug paracetamol as a teaching resource in approaching the concepts of purity and performance for high school. The objective of this research is to evaluate experimentation as a teaching resource in the subjects already mentioned. The methodology used was the application of 3 classes, two theoretical and one experimental where recrystallization was carried out and to obtain the data, a contextual questionnaire and a report on the practical class were applied. In general, it can be seen that experimentation helped students gain a greater understanding of the content. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33740 |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
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