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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33736
Título: | Proposição e uso de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do conceito de energia em aulas de física do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Proposition and use of an investigative teaching sequence to approach the concept of energy in high school physics classes |
Autor(es): | Camera, Maria Lucia Geittenes |
Orientador(es): | Longen, Fabio Rogerio |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Aprendizagem ativa Ensino - Meios auxiliares Learning strategies Active learning Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 21-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CAMERA, Maria Lucia Geittenes. Proposição e uso de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do conceito de energia em aulas de física do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação consiste no relato de uma pesquisa de natureza qualitativa que avalia as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), elaborada com base teórico-metodológica em Carvalho (2011; 2013; 2018), para a exploração de atividades investigativas sobre o conteúdo de Física relativo à Energia e Conservação da Energia Mecânica, apresentadas sob a forma de Produto Educacional (PE). A estruturação das atividades da SEI segue os pressupostos conceituais quanto ao conteúdo, às metodologias ativa de aprendizagem híbrida, colaborativa e cooperativa e à ferramenta tecnológica para simulação on-line PhET Colorado. O desenvolvimento da SEI ocorre em seis (6) aulas de quarenta e cinco minutos (45min), reunidas em quatro encontros presenciais, e conta com a participação de trinta e dois (32) estudantes da 1a série do Ensino Médio em uma instituição educacional pública, situada no município de Pinhal de São Bento, Região Sudoeste do Estado do Paraná. O planejamento do conteúdo da SEI e a condução da prática pedagógica se orientam pelas Diretrizes Curriculares Estadual (DCE) de Física para o Ensino Médio, editadas em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A avaliação da aprendizagem ocorre de forma qualitativa para envolver conceitos de Física contemplados nas DCE, programados na SEI, trabalhados em sala de aula e detalhados no PE. A avaliação recai sobre todas as atividades programadas e desenvolvidas em cada encontro presencial no momento em que ocorre a aplicação da SEI/PE. Conclui-se que prática pedagógica sustentada na investigação a partir da SEI/PE para abordagem no conteúdo Energia e Conservação da Energia Mecânica, no Ensino Médio, viabiliza a realização de uma aula investigativa, interativa, capaz de instigar, estimular, incentivar, permitir e viabilizar a melhoria da qualidade do ensino da Física Escolar. |
Abstract: | This dissertation consists of the report of a qualitative research that evaluates the contributions of an Investigative Teaching Sequence (ITS), prepared with a theoretical-methodological basis in Carvalho (2011; 2013; 2018), for the exploration of investigative activities on the Physics content relating to Energy and Conservation of Mechanical Energy, presented in the form of an Educational Product (EP). The structuring of ITS activities follows the conceptual assumptions regarding content, active hybrid, collaborative and cooperative learning methodologies and the technological tool for online simulation PhET Colorado. The development of the ITS takes place in six (6) classes of forty-five minutes (45 minutes), gathered in four faceto-face meetings, and involves the participation of thirty-two (32) students from the 1st year of high school at a public educational institution, located in the municipality of Pinhal de São Bento, Southwest Region of the State of Paraná. The planning of ITS content and the conduct of pedagogical practice are guided by the State Curricular Guidelines (ECG) of Physics for High School, published in 2008, by the State Department of Education of Paraná. Learning assessment occurs in a qualitative way to involve Physics concepts covered in the ECG, programmed in the ITS, worked on in the classroom and detailed in the EP. The evaluation concerns all activities programmed and developed in each face-to-face meeting at the time the ITS/EP is applied. It is concluded that pedagogical practice supported by research from ITS/EP to approach the content Energy and Conservation of Mechanical Energy, in High School, makes it possible to carry out an investigative, interactive class, capable of instigating, stimulating, encouraging, allowing and enable the improvement of the quality of school physics teaching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33736 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
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