Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33718
Título: Planejamento estratégico para o lançamento de um novo serviço em uma startup brasileira
Título(s) alternativo(s): Strategic planning for the launch of a new service in a brazilian startup
Autor(es): Germano, Lucas Sanches
Orientador(es): Quintilhano, Silvana Rodrigues
Palavras-chave: Novos empreendimentos comerciais
Planejamento estratégico
Serviços de consultoria
New business enterprises
Strategic planning
Consulting firms
Data do documento: 21-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GERMANO, Lucas Sanches. Planejamento estratégico para o lançamento de um novo serviço em uma startup brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: De acordo com Picinin (2008) apud Santos (2011), atualmente, tem se discutido muito sobre o Planejamento Estratégico dentro das empresas, em específico das startups. Isto porque, o Planejamento Estratégico garante às organizações uma melhoria em seu desempenho e estimula a competitividade entre as empresas e seus serviços e serviços. Podemos entender Planejamento Estratégico como um processo contínuo e sistêmico com o objetivo de definir o melhor caminho para a empresa se baseando em condições atuais e analisando possíveis cenários futuros. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo relatar um estudo de caso acerca da aplicação do Planejamento Estratégico no lançamento de um serviço de uma startup brasileira, a fim de auxiliar outras empresas em futuros lançamentos e com a intenção de gerar conhecimento para a área dentro de engenharia de produção para que tenhamos uma maior taxa de sucesso no lançamento de novos serviços no Brasil. Dos resultados obtidos, observou que a empresa estudada considerou um sucesso a utilização do planejamento estratégico tendo as suas equipes atingido 100% de conclusão nos objetivos propostos a não ser a equipe de vendas, que ficou na casa dos 90%.
Abstract: According to Picinin (2008) cited in Santos (2011), there has been extensive discussion on Strategic Planning within companies, particularly startups, in recent times. This is because Strategic Planning ensures organizations improve their performance and fosters competitiveness among companies and their services. We can understand Strategic Planning as an ongoing and systematic process aimed at defining the best path for a company based on current conditions and an analysis of potential future scenarios. In this regard, this research aims to report a case study regarding the application of Strategic Planning in launching a service by a Brazilian startup, with the goal of assisting other companies in future launches and generating knowledge within the field of production engineering to achieve a higher success rate in launching new services in Brazil. Furthermore, it will provide insights into the benefits of conducting Strategic Planning, specifically for startups, companies that often exhibit the characteristics of rapid growth or swift decline. From the results obtained, it was observed that the company under study considered the use of strategic planning a success, with its teams achieving 100% completion of the proposed objectives, except for the sales team, which remained around 90%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33718
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planejamentoestrategicolancamentoservico.pdf750,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons