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dc.creatorAzevedo, Lucas Vinícius da Silva-
dc.date.accessioned2024-03-22T15:24:58Z-
dc.date.available2024-03-22T15:24:58Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Lucas Vinícius da Silva. Otimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-road. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33709-
dc.description.abstractThe present study aimed to use the topological optimization module available in a commercial program to enhance the structure of an off-road vehicle brake pedal. Initially, a baseline geometry was developed, to which boundary conditions and loadings were applied. Subsequently, a static analysis was conducted using the finite element method. Based on the results of this analysis, component optimization was performed, achieving mass reduction while adhering to established strength criteria. This process not only enabled the attainment of a more efficient design but also ensured the structural integrity of the brake pedal in compliance with performance and safety requirements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectBrakespt_BR
dc.titleOtimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-roadpt_BR
dc.title.alternativeTopological optimization applied to the brake pedal of an off-road vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo a utilização do módulo de otimização topológica disponível em um programa comercial para aprimorar a estrutura de um pedal de freio de um veículo off-road. Inicialmente, foi desenvolvida uma geometria base à qual foram aplicadas condições de contorno e carregamentos. Posteriormente, realizou-se uma análise estática utilizando o método de elementos finitos. Com base nos resultados dessa análise, a otimização do componente foi realizada, obtendo-se redução de massa e respeitando os critérios de resistência estabelecidos. Esse processo possibilitou não apenas a obtenção de um projeto mais eficiente, mas também assegurou a integridade estrutural do pedal de freio, em conformidade com as exigências de desempenho e segurança.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Fábio Junkes-
dc.contributor.referee1Correa, Fábio Junkes-
dc.contributor.referee2Bratti, Giovanni-
dc.contributor.referee3Stahlschmidt, Joamilton-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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