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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33709
Título: | Otimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-road |
Título(s) alternativo(s): | Topological optimization applied to the brake pedal of an off-road vehicle |
Autor(es): | Azevedo, Lucas Vinícius da Silva |
Orientador(es): | Corrêa, Fábio Junkes |
Palavras-chave: | Otimização estrutural Método dos elementos finitos Freios Structural optimization Finite element method Brakes |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | AZEVEDO, Lucas Vinícius da Silva. Otimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-road. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo a utilização do módulo de otimização topológica disponível em um programa comercial para aprimorar a estrutura de um pedal de freio de um veículo off-road. Inicialmente, foi desenvolvida uma geometria base à qual foram aplicadas condições de contorno e carregamentos. Posteriormente, realizou-se uma análise estática utilizando o método de elementos finitos. Com base nos resultados dessa análise, a otimização do componente foi realizada, obtendo-se redução de massa e respeitando os critérios de resistência estabelecidos. Esse processo possibilitou não apenas a obtenção de um projeto mais eficiente, mas também assegurou a integridade estrutural do pedal de freio, em conformidade com as exigências de desempenho e segurança. |
Abstract: | The present study aimed to use the topological optimization module available in a commercial program to enhance the structure of an off-road vehicle brake pedal. Initially, a baseline geometry was developed, to which boundary conditions and loadings were applied. Subsequently, a static analysis was conducted using the finite element method. Based on the results of this analysis, component optimization was performed, achieving mass reduction while adhering to established strength criteria. This process not only enabled the attainment of a more efficient design but also ensured the structural integrity of the brake pedal in compliance with performance and safety requirements. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33709 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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