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Título: Estudo da geometria de um sistema de direção de um veículo conceito urbano para competir na Shell Eco Marathon
Título(s) alternativo(s): Study of the geometry of an urban concept vehicle steering system for competing in the Shell Eco Marathon
Autor(es): Schvaitzer, José Henrique Moretti
Orientador(es): Rodrigues, Fábio Rodrigo Mandello
Palavras-chave: Energia elétrica - Consumo
Automóveis - Aerodinâmica
Veículos
Geometria
Dinâmica estrutural
Electric power consumption
Automobiles - Aerodinamics
Vehicles
Geometry
Structural dynamics
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SCHVAITZER, José Henrique Moretti. Estudo da geometria de um sistema de direção de um veículo conceito urbano para competir na Shell Eco Marathon. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Com o lançamento de uma nova categoria da competição Shell Eco Marathon Brasil, a equipe Pato a Jato, formada por estudantes da UTFPR campus Pato Branco precisou desenvolver um novo veículo que se enquadrasse nas regras do evento. A categoria Conceito Urbano visa desenvolver veículos de alta eficiência energética, com características muito parecidas com automóveis comuns, e que são submetidos a baterias de provas simulando o ambiente urbano. Dentre todos os sistemas que precisam ser estudados e modelados, este presente trabalho focou no desenvolvimento do sistema de direção, componente essencial na dirigibilidade e segurança de veículo e passageiro, envolvendo toda a análise dos melhores mecanismos, o tipo de geometria que se enquadra nas características do carro e da competição, bem como todos os parâmetros importantes a serem levados em conta para garantir um bom comportamento dinâmico. Assim, esse estudo desenvolveu um sistema de direção pivotado, através de modelagem CAD 3D, que segue o comportamento da geometria Ackermann, e que permite regulagens de parâmetros como cambagem, caster e bitola. Com o resultado do trabalho foi possível entregar a equipe um sistema funcional, que proporciona total liberdade de alterar as características do comportamento dinâmico em função de cada pista.
Abstract: With the launch of a new category in the Shell Eco Marathon Brazil competition, the Pato a Jato team, comprised of students from UTFPR Pato Branco campus, had to develop a new vehicle that complied with the event's rules. The Urban Concept category aims to create highly energy-efficient vehicles with features closely resembling ordinary cars, subjecting them to tests simulating urban environments. Among all the systems that need to be studied and modeled, this current project focused on the development of the steering system, an essential component for vehicle drivability and passenger safety. This involved the analysis of the best mechanisms, the type of geometry that fits the car and competition characteristics, as well as all the important parameters to ensure good dynamic behavior. Thus, this study developed a pivoted steering system through 3D CAD modeling, following the Ackermann geometry behavior. It allows adjustments to parameters such as camber, caster, and track width. The outcome of the work delivered a functional system to the team, providing complete freedom to alter dynamic behavior characteristics based on each track.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33704
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