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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Romano, Bruno Felipe da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T14:54:46Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T14:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.citation | ROMANO, Bruno Felipe da Silva. A utilização da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas como estratégia de treinamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33627 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, hiring and keeping good employees within an institution is essential for a competitive edge in the market. For these employees to deliver good results and remain motivated, it is essential that they develop through training. The training process is important for the company's performance, it must be carried out in a dynamic and challenging way, leading to its full use, and one of the determining factors for successful training is the methodological approach. In this sense, Active Methodology has been an innovative proposal for the teaching-learning process, which can also be used in training. One practical and adaptable method is Problem-Based Learning, which challenges participants to solve real problems by combining the knowledge they have acquired through their experiences, teamwork and the material available for research on the subject. With this in mind, the overall objective is to develop a training course using Active Learning Methodology as a strategy to achieve the efficiency and effectiveness expected of employees. To this end, an action research method was used. The results obtained showed that this strategy was efficient, generating an overall satisfaction rating of 88% from the participants, taking into account the following aspects: Training dynamics (89%), Knowledge acquisition (85%) and Decision-making and efficiency (89%). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pessoal - Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Employees - Training of | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Leadership | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.title | A utilização da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas como estratégia de treinamento | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of active problem-based learning methodology as a training strategy | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, contratar e manter bons colaboradores dentro de uma instituição é primordial para a vantagem competitiva no mercado. Para que estes colaboradores entreguem bons resultados e se mantenham motivados, é essencial que eles se desenvolvam através de treinamentos. O processo de treinamento é importante para o desempenho da empresa, deve ser feito de forma dinâmica e desafiadora, levando ao seu total aproveitamento e, um dos fatores determinantes para o sucesso dos treinamentos é a abordagem metodológica. Nesse sentido, a Metodologia Ativa tem sido uma proposta inovadora para o processo de ensino-aprendizagem, e que também pode ser utilizada em treinamentos. Um método prático e adaptável é Aprendizagem Baseada em Problemas, que desafia os participantes a solucionarem problemas reais, utilizando a junção de seus conhecimentos adquiridos em suas vivências, com o trabalho em equipe e o material que há disponível para pesquisa sobre o assunto abordado. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver um treinamento utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem como estratégia para buscar a eficiência e efetividade esperadas dos colaboradores. Para tanto, utilizou-se de um método pesquisa-ação. Dos resultados obtidos, constatou-se a abordagem desta estratégia como eficiente, gerando um grau de satisfação geral de 88% por parte dos participantes, levando em consideração os quesitos: Dinâmica do treinamento (89%), Aquisição de conhecimento (85%) e Tomada de decisão e Eficiência da ABP (89%). | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Tondato, Rogerio | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, José Angelo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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