Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAristides, Gabriel Antonio-
dc.creatorOliveira, Guilherme Freitas de-
dc.date.accessioned2024-03-15T13:26:44Z-
dc.date.available2024-03-15T13:26:44Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationARISTIDES, Gabriel Antonio; OLIVEIRA, Guilherme Freitas de. Acessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SP. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33623-
dc.description.abstractEducation is a right that every Brazilian citizen has since birth, as accessibility. So, ensuring accessibility in school environments is essential for the common good of the population. This work aims to accomplish a study in two state high schools, in different states in Brazil. The first school is located in Peabiru-PR, the second one in Sete Barras-SP, cities with a large population and students from another town nearby are enrolled in high school. The study seeks to raise the main needs of schools to adapt to the parameters required in the NBR 9050, updated in 2020. The survey brought a different scenario of adequacy, where the school located in the state of Paraná has fewer points to be improved due to a reform recently carried out in that place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectPublic buildings - Barrier-free designpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleAcessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SPpt_BR
dc.title.alternativeAccessibility in public schools: a case study in the municipalities of Peabiru-PR and Sete Barras-SPpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação é um direito que todo cidadão brasileiro tem desde o seu nascimento, assim como a acessibilidade. Garantir a acessibilidade em ambientes escolares é essencial para o bem comum da população. Este trabalho tem como objetivo realizar o estudo de caso em duas escolas estaduais de ensino médio, em estados distintos da nação. A primeira escola está localizada no município de Peabiru – PR, a segunda em Sete Barras – SP, o número de alunos matriculados no ensino médio e o total de população de ambas se assemelham. O estudo busca levantar as principais necessidades de adequação das escolas aos parâmetros exigidos na NBR 9050, atualizada em 2020. O levantamento trouxe um cenário de adequação distinto, onde a escola localizada no estado do Paraná tem menos pontos a serem melhorados devido a uma reforma recente realizada no local.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Vieira, Jucélia Kuchla-
dc.contributor.referee3Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acessibilidadepeabirusetebarras.pdf5,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons