Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33623
Título: | Acessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SP |
Título(s) alternativo(s): | Accessibility in public schools: a case study in the municipalities of Peabiru-PR and Sete Barras-SP |
Autor(es): | Aristides, Gabriel Antonio Oliveira, Guilherme Freitas de |
Orientador(es): | Moreira, Vera Lúcia Barradas |
Palavras-chave: | Normas técnicas (Engenharia) Escolas públicas Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade Inclusão escolar Standards, Engineering Public schools Public buildings - Barrier-free design Mainstreaming in education |
Data do documento: | 29-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | ARISTIDES, Gabriel Antonio; OLIVEIRA, Guilherme Freitas de. Acessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SP. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | A educação é um direito que todo cidadão brasileiro tem desde o seu nascimento, assim como a acessibilidade. Garantir a acessibilidade em ambientes escolares é essencial para o bem comum da população. Este trabalho tem como objetivo realizar o estudo de caso em duas escolas estaduais de ensino médio, em estados distintos da nação. A primeira escola está localizada no município de Peabiru – PR, a segunda em Sete Barras – SP, o número de alunos matriculados no ensino médio e o total de população de ambas se assemelham. O estudo busca levantar as principais necessidades de adequação das escolas aos parâmetros exigidos na NBR 9050, atualizada em 2020. O levantamento trouxe um cenário de adequação distinto, onde a escola localizada no estado do Paraná tem menos pontos a serem melhorados devido a uma reforma recente realizada no local. |
Abstract: | Education is a right that every Brazilian citizen has since birth, as accessibility. So, ensuring accessibility in school environments is essential for the common good of the population. This work aims to accomplish a study in two state high schools, in different states in Brazil. The first school is located in Peabiru-PR, the second one in Sete Barras-SP, cities with a large population and students from another town nearby are enrolled in high school. The study seeks to raise the main needs of schools to adapt to the parameters required in the NBR 9050, updated in 2020. The survey brought a different scenario of adequacy, where the school located in the state of Paraná has fewer points to be improved due to a reform recently carried out in that place. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33623 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acessibilidadepeabirusetebarras.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons