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Título: Acessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SP
Título(s) alternativo(s): Accessibility in public schools: a case study in the municipalities of Peabiru-PR and Sete Barras-SP
Autor(es): Aristides, Gabriel Antonio
Oliveira, Guilherme Freitas de
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Normas técnicas (Engenharia)
Escolas públicas
Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Inclusão escolar
Standards, Engineering
Public schools
Public buildings - Barrier-free design
Mainstreaming in education
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ARISTIDES, Gabriel Antonio; OLIVEIRA, Guilherme Freitas de. Acessibilidade em escolas públicas: estudo de caso nos municípios de Peabiru-PR e Sete Barras-SP. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A educação é um direito que todo cidadão brasileiro tem desde o seu nascimento, assim como a acessibilidade. Garantir a acessibilidade em ambientes escolares é essencial para o bem comum da população. Este trabalho tem como objetivo realizar o estudo de caso em duas escolas estaduais de ensino médio, em estados distintos da nação. A primeira escola está localizada no município de Peabiru – PR, a segunda em Sete Barras – SP, o número de alunos matriculados no ensino médio e o total de população de ambas se assemelham. O estudo busca levantar as principais necessidades de adequação das escolas aos parâmetros exigidos na NBR 9050, atualizada em 2020. O levantamento trouxe um cenário de adequação distinto, onde a escola localizada no estado do Paraná tem menos pontos a serem melhorados devido a uma reforma recente realizada no local.
Abstract: Education is a right that every Brazilian citizen has since birth, as accessibility. So, ensuring accessibility in school environments is essential for the common good of the population. This work aims to accomplish a study in two state high schools, in different states in Brazil. The first school is located in Peabiru-PR, the second one in Sete Barras-SP, cities with a large population and students from another town nearby are enrolled in high school. The study seeks to raise the main needs of schools to adapt to the parameters required in the NBR 9050, updated in 2020. The survey brought a different scenario of adequacy, where the school located in the state of Paraná has fewer points to be improved due to a reform recently carried out in that place.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33623
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