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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Noda, Tayná Mayumi | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T13:13:13Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T13:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | NODA, Tayná Mayumi. Análise de estruturas de pavimentos flexíveis dimensionadas pelos métodos DNER e MeDiNa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33622 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work was to analyze flexible pavement structures designed by the empirical methods of the National Department of Roads and Rodagens (DNER) and the empirical-mechanistic National Dimensioning Method (MeDiNa). For the analysis, three distinct traffic levels were considered and parameters obtained from bibliographical research to obtain data that resemble the region of Campo Mourão, Paraná. The empirical design considers the traffic volume and the California Bearing Ratio (CBR) value of the layers that make up the pavement, while the empiricalmechanistic methodology considers the mechanical properties of the materials used, resulting in the evaluation of permanent deformation and cracks by fatigue. Once the dimensioned were carried out, they were followed by the MeDiNa software as structures transited by both methods. Note the difference between layer thicknesses for the same traffic and materials. The MeDiNa method revealed pavements with coating layers 50% to 100% thicker than the DNER method, which, in turn, presented structures more prone to the occurrence of fatigue cracks, reaching an estimate of 99% of cracked area and greater permanent deformations. The new method, still in the implementation phase, requires the analysis of materials and their properties through mechanical tests, highlighting the need for development and development of laboratories and professional technicians to carry them out. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis | pt_BR |
dc.subject | Misturas com emulsão asfáltica | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Projetos e construção | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Pavements, Flexible | pt_BR |
dc.subject | Asphalt emulsion mixtures | pt_BR |
dc.subject | Roads - Design and construction | pt_BR |
dc.subject | Structural analysis (Engineering) | pt_BR |
dc.title | Análise de estruturas de pavimentos flexíveis dimensionadas pelos métodos DNER e MeDiNa | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of flexible pavements structures sized by the DNER and MeDiNa methods | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo analisar as estruturas de pavimentos flexíveis dimensionadas pelos métodos empírico do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e empírico-mecanicista Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Para a análise, foram considerados três níveis de tráfego distintos e parâmetros obtidos a partir de pesquisa bibliográfica para obtenção de dados que se assemelhassem à região de Campo Mourão, Paraná. O dimensionamento empírico considera o volume de tráfego e o valor do California Bearing Ratio (CBR) das camadas que compõem o pavimento, enquanto a metodologia empírico-mecanicista, contempla propriedades mecânicas dos materiais empregados, resultando numa avaliação da deformação permanente e das trincas por fadiga. Realizados os dimensionamentos, foram analisadas pelo software MeDiNa as estruturas obtidas por ambos os métodos. Observou-se, diferenças entre as espessuras das camadas para um mesmo tráfego e mesmos materiais. O método MeDiNa revelou pavimentos com camadas de revestimento de 50% a 100% mais espessas do que o método do DNER, que por sua vez, apresentou estruturas mais propensas a ocorrência de trincas por fadiga, chegando a estimativa de 99% de área trincada e maiores deformações permanentes. O novo método, ainda em fase de implantação necessita da análise de materiais e de suas propriedades por meio de ensaios mecânicos evidenciando a necessidade de adequação e desenvolvimento dos laboratórios e profissionais técnicos para a realização dos mesmos. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Ewerton Clayton Alves da | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, José Wilson dos Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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