Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pedro Henrique Feliciano da-
dc.date.accessioned2024-03-15T12:11:40Z-
dc.date.available2024-03-15T12:11:40Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Feliciano da. Estudo da acessibilidade nas escolas estaduais do município de Tapejara - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33619-
dc.description.abstractThe federal government guarantees every citizen the right to education, including people with disabilities or reduced mobility. In this context, given this need for inclusion, the NBR 9050:2020 standard was created, which determines the requirements that must be met so that everyone can fully and safely enjoy an environment, thus guaranteeing accessibility and a better quality of life for all. In this work, all state schools in the municipality of Tapejara were analyzed, based on a checklist, all school environments were verified, what is in compliance and what needs to be adequate according to the norm. In general, both schools need several adaptations, as most accessibility parameters were not met.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPublic buildings - Barrier-free designpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.titleEstudo da acessibilidade nas escolas estaduais do município de Tapejara - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO governo federal garante a todo cidadão o direito à educação, inclusive a pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Neste contexto, visto essa necessidade de inclusão, foi criado a norma NBR 9050:2020, a qual determina os requisitos que se deve ter para que todos possam usufruir totalmente e com segurança um ambiente, garantindo assim acessibilidade e uma melhor qualidade de vida a todos. Neste trabalho foram analisadas todas as escolas estaduais do município de Tapejara, com base em um checklist foi verificado todos ambientes das escolas, o que está em conformidade e o que precisa ser adequado conforme a norma. No geral ambas escolas precisam de várias adequações, pois a maioria dos parâmetros de acessibilidade não foram atendidos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Kurta, Valdomiro Lubachevski-
dc.contributor.referee3Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoacessibilidadeescolastapejara.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons