Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fazenda, Bruno Portela | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T19:38:25Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T19:38:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | FAZENDA, Bruno Portela. Kits de conversão para veículos a combustão em veículos elétricos e veículos híbridos flex: alternativas para maior eletrificação da frota brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33548 | - |
dc.description.abstract | Due to the need to reduce the emission of polluting gases, greater energy efficiency and increasingly restrictive norms and regulations, there was a need to study alternatives for the greater electrification of the Brazilian fleet, through vehicle conversion kits to combustion in electric vehicles and hybrid vehicles with flex-fuel technology, object of study of this work. Through qualitative and descriptive research, the main components present in current conversion kits will be presented, their advantages and disadvantages and examples of companies that carry out the conversions or that supply the ready-to-install conversion kits to the market. In addition, the technologies present in hybrid flex vehicles, their main actors in the Brazilian scenario and the role of Brazil in the development of this technology will be analyzed. Finally, some public policies to encourage electric vehicles implemented by several countries that already have a more mature electrification will be demonstrated, in addition to presenting public policies that are carried out in Brazil, in order to compare the initial stage in which the country is. In this question. Therefore, through this work, it was concluded that through effective public actions aimed at electric vehicles and the development of transition technologies such as the conversion of combustion vehicles into electric vehicles and hybrid flex vehicles, it is possible to increase the electrification of Brazilian fleet, mainly due to the country’s energy matrix and its already consolidated ethanol distribution and supply structure. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Álcool como combustível | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Frotas - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos híbridos | pt_BR |
dc.subject | Alcohol as fuel | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle fleets - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Hybrid electric vehicles | pt_BR |
dc.title | Kits de conversão para veículos a combustão em veículos elétricos e veículos híbridos flex: alternativas para maior eletrificação da frota brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Conversion kits for combustion vehicles into electric vehicles and flex-fuel hybrid vehicles: alternatives for greater eletrification of the brazilian fleet | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Por conta da necessidade de redução da emissão de gases poluentes, maior eficiência energética e normas e regulamentações cada vez mais restritivas, viu-se a necessidade do estudo de alternativas para a maior eletrificação da frota brasileira, por meio de kits de conversão de veículos a combustão em veículos elétricos e veículos híbridos com a tecnologia flex-fuel, objeto de estudo deste trabalho. Por meio de pesquisas qualitativas e descritivas serão apresentados os principais componentes presentes nos kits de conversão atuais, suas vantagens e desvantagens e exemplos de empresas que realizam as conversões ou que fornecem ao mercado os kits de conversão prontos para instalação. Além disso, serão analisadas as tecnologias presentes nos veículos híbridos flex, seus principais atores no cenário brasileiro e o papel do Brasil no desenvolvimento desta tecnologia. Por fim, serão expostas algumas políticas públicas de incentivo aos veículos elétricos executadas por diversos países que já possuem uma eletrificação mais amadurecida, além de serem apresentadas políticas públicas que são realizadas no Brasil, a fim de comparar o estágio inicial em que o país se encontra neste quesito. Sendo assim, por meio deste trabalho obteve-se o resultado esperado e concluiu-se que por meio de ações públicas efetivas destinadas aos veículos elétricos e o desenvolvimento de tecnologias de transição como a conversão de veículos a combustão em veículos elétricos e os veículos híbridos flex, é possível aumentar a eletrificação da frota brasileira, principalmente por conta da matriz energética do país e sua estrutura já consolidada de distribuição e abastecimento de etanol. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rufato Junior, Eloi | - |
dc.contributor.referee1 | Rufato Junior, Eloi | - |
dc.contributor.referee2 | Barcik, Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Leludak, Jorge Assade | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
veiculosconvertidoseletricoshibridos.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons