Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3353
Título: Avaliação da acessibilidade para pessoas com deficiência na política de priorização de pedestre: um estudo de caso da área calma de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of accessibility for people with disabilities in the pedestrian prioritization policy: a case study of the calm area of Curitiba / PR
Autor(es): Lucena, Francielle Henrique
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Deficientes
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Projeto de acessibilidade
Trânsito urbano - Curitiba (PR)
Engenharia civil
People with disabilities
People with disabilities - Orientation and mobility
Barrier-free design
City traffic - Curitiba (PR)
Civil engineering
Data do documento: 4-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUCENA, Francielle Henrique. Avaliação da acessibilidade para pessoas com deficiência na política de priorização de pedestre: um estudo de caso da área calma de Curitiba/PR. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As cidades têm um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, o qual está diretamente relacionado com a sua sustentabilidade. As pessoas com deficiência necessitam da acessibilidade para o exercício de suas atividades diárias, além de terem este direito previsto em lei. Assim, é necessário se atentar se as condições de acessibilidade proporcionam a livre mobilidade das pessoas com deficiência e sua participação na sociedade e também se as ações para priorização dos pedestres, tal como o traffic calming, preveem as especificidades deste público. O objetivo desta dissertação é desenvolver um estudo de caso baseado na Área Calma de Curitiba, avaliando se as ações de priorização do pedestre implantadas proporcionam condições de acessibilidade, de modo a promover condições de participação social do pedestre com deficiência. Por meio de um estudo de caso, foram avaliados documentos oficiais, realizadas entrevistas com profissionais do poder público municipal e pesquisa de campo exploratória pela autora que contou com a aplicação de um formulário para coletar informações referente à percepção das pessoas com deficiência pesquisadas quanto à melhoria na sua condição de mobilidade e acessibilidade com a implantação da Área Calma. Os resultados obtidos mostram que a implantação de soluções de traffic calming potencializaram o uso pelos pedestres mas que as especificidades do público com deficiência não foram contemplada na Área Calma, que as soluções de acalmamento de trânsito impactaram na acessibilidade arquitetônica, e que a construção de uma cidade sustentável, com mobilidade verde e que proporciona a participação das pessoas com deficiência é uma decisão política.
Abstract: Cities play a key role in the development of society, which is directly related to its sustainability. People with disabilities need accessibility for the exercise of their daily activities, in addition to having this right provided by law. Thus, it is necessary to consider whether accessibility conditions provide for the free mobility of persons with disabilities and their participation in society, and if actions for pedestrian prioritization, such as traffic calming, provide for the specificities of this public. The objective of this dissertation is to develop a case study in the Calm Area of Curitiba, evaluating the actions of prioritization of cases implanted with the condition of accessibility, to promote a social participation of the disabled pediatrician. Through a case study, the documents were essential, the interviews with the municipal power were made and the field research was carried out with the help of a form application to collect the information regarding the perception of people with disabilities as to the improvement in their condition of mobility and accessibility with the implementation of the Calm Area. The results were compared with the implementation of traffic solutions enhanced by the use of impact data processing systems with architectural accessibility, and that building a sustainable, green-mobility city that provides for the participation of people with disabilities is a political decision.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3353
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEC_M_Lucena, Francielle Henrique_2018.pdf23,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.