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Título: Vivências formativas em uma comunidade de aprendizagem profissional para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: gêneros textuais no letramento em ciências e em língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Experiences in a professional learning community for elementary school teachers: text genres in science literacy and portuguese literacy
Autor(es): Digner, Bruna
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores - Educação (Educação permanente)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Estudantes do ensino fundamental - Curitiba (PR)
Análise de interação na educação
Aprendizagem
Teachers, Training of
Teachers - Education (Continuing education)
Portuguese language - Study and teaching
Science - Study and teaching
School children - Curitiba (Brazil)
Interaction analysis in education
Learning
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIGNER, Bruna. Vivências formativas em uma comunidade de aprendizagem profissional para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: gêneros textuais no letramento em ciências e em língua portuguesa. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Tempos marcados por mudanças e incertezas causam uma sensação de desorientação àqueles que os vivem. Atualmente, seja na esfera social, econômica, tecnológica ou ambiental, é possível perceber os efeitos dessa falta de consistência. Na busca por estabilidade, uma das alternativas se encontra na convivência em comunidade. A respeito da carreira docente, entende-se que a premissa não é diferente, isto é, que por meio do trabalho coletivo e colaborativo entre profissionais do ensino faz-se possível encontrar apoio mútuo e maior suporte frente aos desafios vividos nesse cenário. Por essa razão, objetivou-se investigar as percepções dos professores sobre uma vivência em uma Comunidade de Aprendizagem Profissional para a formação continuada de docentes polivalentes iniciantes na disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Curitiba/PR e Região Metropolitana, na interface letramento em Ciências e em Língua Portuguesa. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, a Comunidade foi realizada de maneira remota com encontros síncronos via Google Meet e atividades assíncronas de leitura e pesquisa. Os participantes foram quatro docentes iniciantes na disciplina de Ciências que atuavam em escolas da rede municipal e da rede privada. Os encontros da Comunidade focaram em aspectos relativos ao uso de gêneros textuais nas aulas de Ciências, tendo sido estudados aspectos teóricos e teóricometodológicos específicos desta disciplina. Os dados foram gerados por meio de gravações de áudio e vídeo dos encontros da Comunidade, bem como de entrevistas individuais com cada participante ao final da pesquisa. Tais gravações foram transcritas e os dados apreciados considerando elementos do nível organizacional do Interacionismo Sociodiscursivo de Jean-Paul Bronckart. Como produto educacional, propõe-se a concepção da Comunidade de Aprendizagem Profissional, contendo também recursos, estratégias e as perspectivas dos docentes que partilharam essa vivência. Como conclusão, evidencia-se a necessidade de programas e políticas públicas que proporcionem tempo e espaço para a formação coletiva e colaborativa entre professores polivalentes que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista o seu apoio frente aos desafios cotidianos, permanência na profissão, desenvolvimento profissional dos docentes e qualidade da educação científica dos seus estudantes desde os primeiros anos nas escolas.
Abstract: Times marked by changes cause a feeling of disorientation for those who live them. Currently, whether in the social, technological or environmental sphere, it is possible to perceive the effects of that lack of consistency. In search of stability, one alternative is building communities. Regarding the science teaching career, we understand the premise is no different, that is, teachers are able to find mutual support and assistance before their daily challenges in this global scenario, through collective and collaborative work. For this reason, we aimed to study the perceptions science teachers who worked in the early years of Elementary School about their experience in a professional learning community in Curitiba and its metropolitan region, in the state of Paraná/Brazil, in the interface between science literacy and portuguese literacy. In this qualitative study, we held synchronous meetings for via Google Meet, also with asynchronous activities of reading and research. Its participants were four teachers beginning to teach the subject of science and who were active in the public school system and private school system. Aspects regarding the use of text genres in science classes were the main focus during the meetings, in which we studied theoretical and theoretical-methodological basis for said subject. Audio and video recordings of the community meetings, as well as one individual interview with each participant after all meetings were done generated the data, which we analyzed considering elements of the organizational level of Jean-Paul Bronckart’s Sociodiscursive Interactionism. As an educational product, we propose the conception of this professional learning community based, which contains suggestions for strategies, resources and the perspectives of the teachers who shared this experience. As a conclusion, this study highlights the need for programs and public policies that provide time and space for collective and collaborative training among Elementary School science teachers, in view of their support before of everyday challenges, permanence in the profession, professional development of teachers and quality of scientific education of its students from the first years in schools.
Descrição: Acompanha: Comunidade de aprendizagem profissional para docentes de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33528
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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