Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33526
Título: Sequências didáticas no ensino de ciências nos anos iniciais e as tipologias dos conteúdos de Zabala
Título(s) alternativo(s): Teaching sequences in science teaching early years and typologies of Zabala's content
Autor(es): Colman, Vanessa Denck
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Estudantes do ensino fundamental
Estratégias de aprendizagem
Ciência - Estudo e ensino
Zabala, Antoni
School children
Learning strategies
Science - Study and teaching
Data do documento: 22-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COLMAN, Vanessa Denck. Sequências didáticas no ensino de ciências nos anos iniciais e as tipologias dos conteúdos de Zabala. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Os anos iniciais do ensino fundamental correspondem ao 1º a 5º anos. Nessa fase ocorre o desenvolvimento de habilidades básicas como escrita, leitura, operações matemáticas e ampliação em outras áreas do conhecimento. O ensino de ciências nos anos iniciais nesse contexto torna-se um desafio para os professores, pois é nessa etapa que devem ser iniciadas as aprendizagens com conexão ao cotidiano dos alunos e de ensino para formação crítica. Uma das estratégias que pode auxiliar nesse processo é mediante sequências didáticas (SD). As SD de acordo com Zabala podem ser organizadas de acordo com as tipologias de conteúdos que se classificam em: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Para cada tipologia existem abordagens específicas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos, visando a formação integral dos alunos. Os objetivos deste trabalho foram analisar as dissertações encontradas de acordo com as tipologias de conteúdos de Zabala e investigar quais as relações que se estabelecem entre os documentos norteadores municipal e nacional para o ensino de ciências nos anos iniciais e as tipologias dos conteúdos de Zabala em SD. A pesquisa é caracterizada como exploratória, bibliográfica e qualitativa. Para selecionar as dissertações de estudo, foi realizada uma busca no RIUT utilizando o termo "sequência didática", seguido pela seleção de descritores nos títulos dos trabalhos que incluíam as palavras "ciência" e "anos iniciais". A análise das dissertações foi conduzida utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), que compreende as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Elas mostraram que as professoras pesquisadoras utilizaram de diferentes estratégias pedagógicas para alcançar os objetivos de suas unidades de estudos. Essas diferentes atividades proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, bem como uma aprendizagem com significado. Pode-se identificar que cada uma das dissertações apresentou todas as tipologias de conteúdos, porém com ênfase em uma delas. Os resultados encontrados apontam para a importância em se trabalhar com diferentes tipos de conteúdos, pois com essa integração a aprendizagem será integral e com significado, contribuindo para formação dos indivíduos. Essa pesquisa sugere que professores dos anos iniciais cada vez mais utilizem a organização de seus ensinamentos por meio de SD levando em conta as tipologias de conteúdos propostas por Zabala. De acordo com as análises infere-se que ao utilizar dessa estratégia o ensino será mais contextualizado, incentivando o protagonismo dos alunos e aprimorando o ensino e aprendizagem de ciências.
Abstract: The initial years of elementary school correspond to the 1st to 5th years. In this phase, basic skills such as writing, reading, mathematical operations and expansion in other areas of knowledge occur. Teaching science in the early years in this context becomes a challenge for teachers, as it is at this stage that learning must begin with a connection to the students' daily lives and teaching for critical training. One of the strategies that can assist in this process is through didactic sequences (SD). SD according to Zabala can be organized according to the types of content that are classified as: factual, conceptual, procedural and attitudinal. For each typology, there are specific approaches to teaching and learning content, aiming at the comprehensive training of students. The objectives of this work were to analyze the dissertations found according to Zabala's content typologies and investigate what relationships are established between the municipal and national guiding documents for science teaching in the initial years and Zabala's content typologies in SD . The research is characterized as exploratory, bibliographic and qualitative. To select the study dissertations, a search was carried out in RIUT using the term "didactic sequence", followed by the selection of descriptors in the titles of the works that included the words "science" and "initial years". The analysis of the dissertations was conducted using the Content Analysis methodology, proposed by Bardin (1977), which comprises the stages of pre-analysis, material exploration and data processing. They showed that the research teachers used different pedagogical strategies to achieve the objectives of their study units. These different activities provided students with the development of skills and knowledge, as well as meaningful learning. It can be identified that each of the dissertations presented all types of content, but with an emphasis on one of them. The results found point to the importance of working with different types of content, as with this integration learning will be integral and meaningful, contributing to the training of individuals. This research suggests that teachers in the early years increasingly use the organization of their teaching through DS, taking into account the content typologies proposed by Zabala. According to the analysis, it is inferred that when using this strategy, teaching will be more contextualized, encouraging student protagonism and improving science teaching and learning.
Descrição: Acompanha produção técnica: Ensino de ciências nos anos iniciais aprendizagem baseada em sequência didática por meio das tipologias de conteúdos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33526
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinociencias.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinociencias_produto.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons