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Título: Gestão dos custos de garantia na indústria automobilística: desenvolvimento e aplicação de um modelo baseado em análise de dados e qualidade 4.0
Título(s) alternativo(s): Warranty cost management in the automotive industry: development and application of a model based on data analysis and quality 4.0
Autor(es): Corsi, Alana
Orientador(es): Pagani, Regina Negri
Palavras-chave: Indústria automobilística
Análise de envoltória de dados
Gestão da qualidade total
Concessões administrativas
Aprendizado do computador
Transferência de tecnologia
Automobile industry and trade
Data envelopment analysis
Total quality management
Concessions
Machine learning
Technology transfer
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CORSI, Alana. Gestão dos custos de garantia na indústria automobilística: desenvolvimento e aplicação de um modelo baseado em análise de dados e qualidade 4.0. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A oferta de garantia estabelece diretrizes e serve como indicador indireto de qualidade da empresa, configurando-se também como uma importante estratégia de Marketing que pode alavancar as vendas. A garantia, emitida no formato de um contrato entre as partes vendedora e compradora, tem a capacidade de aumentar a satisfação do consumidor e sua confiança no produto que está sendo adquirido. Porém, quando mal gerenciada, pode gerar custos e riscos adicionais ao fabricante. Desta forma, é necessário um bom planejamento, controle e gestão de sua aplicação e dos custos decorrentes. Isto pode ser feito por meio de técnicas, ferramentas, ou com o auxílio de um modelo de gestão. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo de gestão dos custos de garantia focado na indústria automobilística. Para o desenvolvimento do modelo, foi realizada uma pesquisa estruturada em três etapas. A primeira delas foi uma revisão sistemática de literatura com o intuito de identificar outros modelos e ferramentas de gestão do custo de garantia. A partir disso, realizou-se a segunda etapa da pesquisa, que foi o desenvolvimento do modelo, englobando quatro macro etapas: (1) Caracterizar o Problema; (2) Planejar a Solução; (3) Analisar e Automatizar Solução; e (4) Mensurar e Reportar. Com o modelo definido, realizou-se a terceira etapa, que foi a aplicação do mesmo na Renault Brasil, na planta situada no estado do Paraná. A partir da aplicação do modelo foi possível propor uma solução a um problema de gestão da garantia, definido pela organização, detectando concentração de custos de garantia em concessionárias prestadoras de serviço para plantas situadas na região da América Latina (LATAM). Os procedimentos propostos pelo modelo permitiram desenvolver duas formas de solucionar o problema, que, após comparação dos resultados, definiu-se o uso daquela que se mostrou mais eficaz na tratativa do problema: a análise de predição baseada em Machine Learning (ML). A aplicação do modelo comprovou a efetividade do mesmo, resolvendo o problema de garantia na indústria automobilística em questão, apoiando sua meta global de redução de custos da garantia. Além de proporcionar uma aplicação prática imediata para um problema na indústria automobilística, esta pesquisa preenche uma importante lacuna na literatura relacionada à Gestão da Garantia, um tema muito estratégico e relevante e que até então não havia sido tratado na literatura considerando-se a inovação tecnológica proporcionada pelas tecnologias 4.0. Assim, este trabalho é um avanço no sentido de buscar equiparar a inovação tecnológica e aspectos burocráticos de gestão que tratam deste avanço.
Abstract: The guarantee offer establishes guidelines and serves as an indirect indicator of the company's quality, also representing an important Marketing strategy that can boost sales. The guarantee, issued in the form of a contract between the selling and purchasing parties, has the ability to increase consumer satisfaction and confidence in the product being purchased. However, when poorly managed, it can generate additional costs and risks for the manufacturer. Therefore, good planning, control and management of its application and the resulting costs are necessary. This can be done through techniques, tools, or with the help of a management model. Therefore, this research aims to propose a warranty cost management model focused on the automobile industry. To develop the model, a structured research was carried out in three stages. The first of these was a systematic literature review with the aim of identifying other models and tools for managing warranty costs. From this, the second stage of the research was carried out, which was the development of the model, encompassing four macro stages: (1) Characterize the Problem; (2) Plan the Solution; (3) Analyze and Automate Solution; and (4) Measure and Report. With the model defined, the third stage took place, which was its application at Renault Brazil, at the plant located in the state of Paraná. From the application of the model, it was possible to propose a solution to a warranty management problem, defined by the organization, detecting concentration of warranty costs in dealerships providing service to plants located in the Latin American region (LATAM). The procedures proposed by the model allowed the development of two ways of solving the problem, which, after comparing the results, decided to use the one that proved to be more effective in dealing with the problem: prediction analysis based on Machine Learning (ML). The application of the model proved its effectiveness, solving the warranty problem in the automobile industry in question, supporting its global goal of reducing warranty costs. In addition to providing an immediate practical application for a problem in the automobile industry, this research fills an important gap in the literature related to Warranty Management, a very strategic and relevant topic that until then had not been addressed in the literature considering technological innovation. provided by 4.0 technologies. Thus, this work is an advance in the sense of seeking to equate technological innovation and bureaucratic aspects of management that deal with this advance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33515
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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