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Título: Elementos de um crime: a narrativa da literatura policial no podcast O Caso Evandro
Título(s) alternativo(s): Elements of a crime: the narrative of crime fiction in the podcast O Caso Evandro
Autor(es): Silva, Jonatan Rafael da
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Podcasts
Homicídio - Investigação
Investigação criminal
Literatura - História e crítica
Narrativa (Retórica)
Literatura moderna
Ficção policial
Crianças - Crimes contra - Guaratuba (PR)
Caetano, Evandro Ramos
Homicide investigation
Criminal investigation
Literature - History and criticism
Narration (Rhetoric)
Literature, Modern
Detective and mystery stories
Children - Crimes against - Guaratuba (Brazil)
Data do documento: 21-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Jonatan Rafael da. Elementos de um crime: a narrativa da literatura policial no podcast O Caso Evandro. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este trabalho pretende abordar as correlações e atravessamentos da narrativa da literatura policial no podcast O Caso Evandro, programa que se debruçou sobre a morte do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, em Guaratuba, no litoral paranaense, em 1992, além de contestar as investigações do crime, que resultaram na prisão de sete pessoas inocentes. Para tanto, buscou-se explorar uma base teórica capaz de dar corpo ao entendimento do que é a literatura policial, enquanto movimento literário e também resposta cultural à modernização das metrópoles, sobretudo Paris. Dentre os autores que examinam o gênero narrativo, estão P. D. James, importante nome da literatura policial, Ricardo Piglia, Umberto Eco, Jorge Luis Borges. Julio Cortázar – que também se dedicaram à literatura e exploraram a detective fiction dentro sua produção artística –, e também os teóricos Tzvetan Todorov, Roland Barthes, Claude Bremond, Terry Eagleton, Michel Butor e Michel Foucault. À guisa de compreender a interface entre literatura e espaço urbano, esta dissertação se valeu dos olhares de Walter Benjamin, Charles Baudelaire, Clóvis Gruner, Bruno Paes Manso, Marshall Berman e David Harvey. Para criar uma arqueologia do true crime, responsável por retratar e recontar crimes reais tanto em podcast quanto em outras linguagens como o cinema, a literatura, etc, foram trazidos à discussão os trabalhos de Truman Capote, considerado o pai fundador do gênero, e de Carol Moreira e Mabê Bonafé. Para debater a literatura policial em si, escolheu-se Edgar Allan Poe, tido como seu criador, Raymond Chandler, para mostrar a evolução da narrativa e também da figura do detetive. Para a análise do discurso d’O Caso Evandro foram selecionados 14 episódios do podcast e observados sob a metodologia de Laurence Bardin. Portanto, este trabalho está dividido da seguinte maneira: no Capítulo 1, investiga-se a ideia de modernidade e as transformações operadas na cidade; o Capítulo 2 dedica-se à literatura policial, sua historiografia, estética e desdobramentos; ao passo que o Capítulo 3 retoma a literatura policial a partir da sua linguagem; no Capítulo 4 analisa-se a mídia podcast, remontando sua história e particularidade, gêneros e massificação; o Capítulo 5 é dedicado ao O Caso Evandro, debatendo programa apresentado por Ivan Mizanzuk e também o crime e as questões que o envolvem; no Capítulo 6, é realizada a análise do programa e partir todos os preceitos colocados à mesa no terceiro capítulo.
Abstract: This work aims to address the correlations and crossings of the narrative of police literature in the podcast O Caso Evandro, a program that focused on the death of the boy Evandro Ramos Caetano, aged 6, in Guaratuba, on the coast of Paraná, in 1992, in addition to contesting the investigations into the crime, which resulted in the arrest of seven innocent people. So, we sought to explore a theoretical basis capable of giving shape to the understanding of what detective literature is, as a literary movement and also a cultural response to the modernization of metropolises, especially Paris. Among the authors who examine the narrative genre are P. D. James, an important name in detective literature, Ricardo Piglia, Umberto Eco, Jorge Luis Borges. Julio Cortázar – who also dedicated themselves to literature and explored detective fiction within their artistic production –, and also the theorists Tzvetan Todorov, Roland Barthes, Claude Bremond, Terry Eagleton, Michel Butor and Michel Foucault. In order to understand the interface between literature and urban space, this dissertation drew on the views of Walter Benjamin, Charles Baudelaire, Clóvis Gruner, Bruno Paes Manso, Marshall Berman and David Harvey. To create an archeology of true crime, responsible for portraying and retelling real crimes both in podcasts and in other languages such as cinema, literature, etc., the works of Truman Capote, considered the founding father of the genre, and Carol Moreira and Mabê Bonafé. Discussing detective literature itself, Edgar Allan Poe was chosen, like its creator, Raymond Chandler, to show the evolution of the narrative and also the figure of the detective. As a way of analyzing the discourse of O Caso Evandro, 14 podcast episodes were selected and observed using Laurence Bardin’s methodology. Therefore, this work is divided as follows: in Chapter 1, the idea of modernity and the transformations taking place in the city are investigated; Chapter 2 is dedicated to police literature, its historiography, aesthetics and developments; while Chapter 3 takes up police literature based on its language; in Chapter 4 the podcast media is analyzed, reviewing its history and particularity, genres and massification; Chapter 5 is dedicated to O Caso Evandro, discussing the program presented by Ivan Mizanzuk and also the crime and the issues surrounding it; In Chapter 6, the program is analyzed and all the precepts presented in the third chapter are discussed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33495
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