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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33487
Título: | Aplicação de serious game controlado por biossinais para reabilitação da dorsiflexão do tornozelo |
Título(s) alternativo(s): | Application of a serious game controlled by biosignals for ankle dorsiflexion rehabilitation |
Autor(es): | Freitas, Gustavo Mazuquini de |
Orientador(es): | Campos, Daniel Prado de |
Palavras-chave: | Tecnologia de reabilitação Vídeogames Capacidade motora Processamento de sinais - Técnicas digitais Fisioterapia Rehabilitation technology Video games Motor ability Signal processing - Digital technique Physical therapy |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | FREITAS, Gustavo Mazuquini de. Aplicação de serious game controlado por biossinais para reabilitação da dorsiflexão do tornozelo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2023. |
Resumo: | Disfunções motoras afetam milhares de pessoas regularmente, seja como resultado de psicopatologias ou acidentes. No entanto, em ambos os casos, o tratamento para recuperar as funções motoras é geralmente feito por meio de exercícios fisioterapêuticos. O processo de recuperação pode ser longo e desanimador, especialmente quando o paciente apresenta pouco progresso em seu tratamento. Para proporcionar uma recuperação mais eficaz e engajante, este projeto tem como objetivo desenvolver um serious game para a aplicação na reabilitação específica da dorsiflexão do tornozelo. O jogo, conforme definido pelo termo serious game, tem como objetivo permitir que o paciente realize os movimentos necessários para seu tratamento, ao mesmo tempo em que pode ser uma fonte de entretenimento. Além do jogo em si, também é desenvolvido o controle para ele, ou seja, o dispositivo de hardware necessário para que o paciente possa controlar o jogo realizando os movimentos específicos para sua reabilitação. |
Abstract: | Motor dysfunctions affect thousands of people regularly, whether as a result of psychopathologies or accidents. However, in both cases, the treatment to recover motor functions generally involves physiotherapeutic exercises. The recovery process can be long and discouraging, particularly when the patient shows minimal progress in their treatment. To provide a more effective and engaging recovery, this project aims to develop a serious game that will be applied in the specific rehabilitation of ankle dorsiflexion. The game, as defined by the term serious game, will allow the patients to perform the necessary movements for their treatment and can be a source of entertainment. In addition to the game itself, the corresponding control device will be developed. This hardware will enable the patients to control the game by performing specific movements essential for their rehabilitation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33487 |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia de Computação |
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