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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33462
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Rebeca Fernanda de Souza e | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:24:32Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rebeca Fernanda de Souza e. Uma proposta didático-pedagógica utilizando um software livre para interpretar a PCA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33462 | - |
dc.description.abstract | Considering the importance that chemometrics has presented in higher education courses, and in view to contributing to the development and expansion of PCA teaching proposals, the aim of this work is to present a didactic-pedagogical proposal that can be developed in higher education courses in which chemometrics subjects are included in the curriculum. Based on data collected in a semi-open questionnaire, a proposal was developed based on methodological principles of Historical-Critical Pedagogy, containing the objectives, the problems surrounding the topic, and the cultural instruments necessary for understanding and interpreting PCA in the discipline of chemometrics by using new resources and instruments, especially free software, Chemostat. This proposal covers topics related to the concept of chemometrics and PCA and the explanation of the data set, pre-processing, use of Chemostat software, and analysis of principal components. It is hoped that this proposal can promote a better understanding concerning PCA on the part of students, as well as effective incorporation of the phenomena that involve this tool and its applications, and interpretation. Likewise, it is expected that this didactic-pedagogical proposal can support new teaching practices in chemometrics subjects in higher education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Quimiometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Análise de componentes principais | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Chemometrics | pt_BR |
dc.subject | Education, Higher | pt_BR |
dc.subject | Principal components analysis | pt_BR |
dc.subject | Free computer software | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didático-pedagógica utilizando um software livre para interpretar a PCA | pt_BR |
dc.title.alternative | A pedagogical teaching proposal using free software to interpret the PCA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância que a quimiometria vem apresentando nos cursos superiores, e tendo em vista contribuir com o desenvolvimento e a ampliação de propostas de ensino de PCA nessa disciplina, objetivamos neste trabalho apresentar uma proposta didático-pedagógica que possa ser desenvolvida em cursos de ensino superior nos quais disciplinas de quimiometria estejam inseridas no currículo. A partir de dados levantados em um questionário semiaberto, foi elaborada uma proposta baseada em princípios metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica contendo os objetivos, os problemas que envolvem o tema e os instrumentos culturais necessários para a compreensão e interpretação do PCA na disciplina de quimiometria a partir de novos recursos e instrumentos, em especial um software de uso livre, o Chermostat. Essa proposta contempla tópicos relacionados ao conceito de quimiometria e PCA e à explicação sobre conjunto de dados, pré-processamento, utilização do Chermostat e análise de componentes principais. Espera-se que esse instrumental possa favorecer uma melhor compreensão por parte dos estudantes sobre o PCA, bem como uma efetiva incorporação dos fenômenos que envolvem essa ferramenta e suas aplicações. Da mesma forma, espera-se que essa proposta didático-pedagógica possa subsidiar novas práticas docentes em disciplinas de quimiometria no ensino superior. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valderrama, Patrícia | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
dc.contributor.referee1 | Valderrama, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2 | Deimling, Natalia Neves Macedo | - |
dc.contributor.referee3 | Piza, Marcos Antonio | - |
dc.contributor.referee4 | Deimling, Cesar Vanderlei | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Química | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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