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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bruinsma, Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T11:35:13Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T11:35:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | BRUINSMA, Gustavo. Gerenciamento de sistemas de carregamento de veículos elétricos integrados à microrredes com geração distribuída. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33451 | - |
dc.description.abstract | This work proposes a management system for electric vehicle charging stations integrated into microgrids with photovoltaic renewable energy generation. Initially, a literature review of the main topics used in developing this work is presented. The problems and benefits of charging electric vehicles on the grid are also presented and discussed. This is followed by a presentation of the microgrid structure used in this work and the modeling of the elements that make it up: the arrangement of photovoltaic panels, user loads, the battery energy storage system, and electric vehicle parking. An energy management strategy was developed for charging electric vehicles and the battery system to meet the preferences of EV users and microgrid owners with EV charging systems. The proposed management algorithm is based on rules that offer EV owners different charging modes, considering load demand, photovoltaic generation, and energy costs in a microgrid with distributed generation. The main objective of the proposed strategy is to offer users different EV charging modes and meet their charging time and cost requirements, considering priorities and aspects that impact the supply of charging power. Subsequently, fuzzy logic controllers are incorporated into the rule-based manager in ECO and V2G charging modes and in the operation of the battery energy storage system. Simulations of the electric vehicle charging management system for different photovoltaic generation scenarios were carried out, analyzing and discussing the results in detail. The results obtained made it possible to verify the operation of the proposed management system for charging electric vehicles and supplying energy to the microgrid. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Recursos naturais renováveis | pt_BR |
dc.subject | Redes elétricas inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Geração distribuida de energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Renewable natural resources | pt_BR |
dc.subject | Smart power grids | pt_BR |
dc.subject | Distributed generation of electric power | pt_BR |
dc.title | Gerenciamento de sistemas de carregamento de veículos elétricos integrados à microrredes com geração distribuída | pt_BR |
dc.title.alternative | Management charging systems for electric vehicles integrated into microgrids with distributed generation | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe um sistema de gerenciamento de estações de carregamento de veículos elétricos integrados à microrredes com geração de energia renovável fotovoltaica. Inicialmente apresenta-se uma revisão da literatura dos principais assuntos utilizados no desenvolvimento do presente trabalho. Também são apresentados e discutidos os problemas e benefícios na rede referentes ao carregamento de veículos elétricos. Em seguida são apresentadas a estrutura da microrrede utilizada nesse trabalho e a modelagem dos elementos que à compõem, sendo eles: arranjo de painéis fotovoltaicos, cargas de usuário, sistema de armazenamento de energia em baterias e estacionamento de veículos elétricos. Desenvolveu-se uma estratégia de gerenciamento de energia para o carregamento dos veículos elétricos e o sistema de baterias com o intuito de atender as preferências de usuários EV e proprietário da microrrede com sistemas de recarga EV. O algoritmo de gerenciamento proposto é baseado em regras que oferecem aos proprietários de EV diferentes modos de carregamento, levando em consideração a demanda de carga, geração fotovoltaica e os custos de energia em uma microrrede com geração distribuída. O principal objetivo da estratégia proposta é oferecer aos usuários diferentes modos de carregamento de EVs e atender aos seus requisitos de tempo e custo de carregamento, considerando prioridades e aspectos que influenciam no fornecimento da potência de carregamento. Posteriormente, são incorporados controladores de lógica fuzzy ao gerenciador baseado em regras nos modos de carregamento ECO e V2G, e na operação do sistema de armazenamento de energia de baterias. Fez-se simulações do sistema de gerenciamento para carregamento de veículos elétricos para diferentes cenários de geração fotovoltaica, analisando e discutindo os resultados em detalhes. Através dos resultados obtidos foi possível comprovar o funcionamento do sistema de gerenciamento proposto para o carregamento de veículos elétricos, assim como o fornecimento de energia à microrrede. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0002-1283-3432 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3699533789190970 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6766-7190 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8681744957229767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Stein, Carlos Marcelo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5654025919305848 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rech, Cassiano | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-8225-9240 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9375639768929991 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carati, Emerson Giovani | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8681744957229767 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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