Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33449
Título: Aprendizagem ativa mediada por tecnologias digitais: estado do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Active learning mediated by digital technologies: state of knowledge
Autor(es): Braz, Mario Henrique Teixeira
Orientador(es): Monteiro, Paula Cavalcante
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Active learning
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BRAZ, Mario Henrique Teixeira. Aprendizagem ativa mediada por tecnologias digitais: estado do conhecimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: No mundo globalizado há diferentes maneiras de se comunicar, relacionar, consumir e principalmente o aprender e ensinar em ambientes virtuais. Por isso, se faz necessário que os professores, ao conciliar os recursos digitais à sua prática docente, adequem os conteúdos, os processos pedagógicos e avaliativos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi pesquisar artigos publicados, entre os anos de 2019 a 2022, que relataram atividades desenvolvidas com alunos utilizando recursos digitais. Optamos por uma pesquisa qualitativa e exploratória, portanto o corpus da pesquisa foi constituído por artigos na área de Química, Física, Biologia e Ciências, publicados em três revistas brasileiras. Como resultado, encontramos cinco artigos que analisamos segundo Bardin (2011) utilizando cinco categorias a priori: 1. papel do professor, 2. protagonismo do aluno, 3. suporte tecnológico, 4. aprendizagem e 5. avaliação. Os resultados evidenciam que a elaboração de atividades com recursos digitais em sala de aula tem sido pouco publicada, pois encontramos somente cinco trabalhos que descrevem atividades elaboradas por docentes. Na categoria do papel docente, todos os artigos apresentaram o professor como mediador e facilitador, a respeito do protagonismo e autonomia do aluno observamos que estava presente nos cinco artigos. Com referência ao suporte tecnológico, constatamos que os recursos digitais foram utilizados de maneira pedagógica pelos professores. Constatamos que na categoria aprendizagem, foram observadas diversas formas de aprendizagem. A respeito da avaliação, o erro foi apresentado como algo construtivo e os professores trabalharam a mediação e compreensão. Consideramos que os resultados destacam a importância crescente das TDICs na educação e a necessidade de adaptação constante por parte dos educadores.
Abstract: In the globalized world there are different ways of communicating, relating, consuming and especially learning and teaching in virtual environments. Therefore, it is necessary for teachers, when combining digital resources with their teaching practice, to adapt the content, pedagogical and evaluation processes. Therefore, the objective of this work was to research articles published between 2019 and 2022, which reported activities developed with students using digital resources. We opted for qualitative and exploratory research, therefore the research corpus was made up of articles in the areas of Chemistry, Physics, Biology and Sciences, published in three Brazilian magazines. As a result, we found five articles that we analyzed according to Bardin (2011) using five a priori categories: 1. teacher's role, 2. student protagonism, 3. technological support, 4. learning and 5. evaluation. The results show that the development of activities with digital resources in the classroom has been little published, as we found only five works that describe activities created by teachers. In the teaching role category, all articles presented the teacher as a mediator and facilitator, regarding the student's protagonism and autonomy, we observed that it was present in the five articles. With reference to technological support, we found that digital resources were used in a pedagogical way by teachers. We found that in the learning category, different forms of learning were observed. Regarding the evaluation, the error was presented as something constructive and the teachers worked on mediation and understanding. We consider that the results highlight the growing importance of TDICs in education and the need for constant adaptation on the part of educators.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33449
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemativatecnologiasdigitais.pdf70,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.