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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Tagliari Junior, James Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T17:57:40Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T17:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
dc.identifier.citation | TAGLIARI JUNIOR, James Antunes. Estudo de caso: restauração da avenida Minas Gerais em Apucarana - Paraná, após a implantação do contorno leste. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33442 | - |
dc.description.abstract | With the disorderly growth of cities and the vehicular fleet, studies on urban traffic are increasingly necessary. Apucarana, because it is between large cities, such as Maringá and Londrina, becomes their path. To prevent all the flow that arrives in the city from passing through it, contours are created. Apucarana already has two, but there is still a project for one more, the East contour. As the same is not yet available, the study simulates the decrease in vehicles after its implementation. Two points of movement and importance were chosen, both towards the highway and towards the centerneighborhood. They were analyzed regarding the volume of vehicles per hour and traffic light times, thus having an idea of their saturation. Based on the Brazilian Traffic Code, all traffic light verification requirements were tested, adapting to what exists today in the places and working with three hypotheses of volumetric decrease after the installation of the eastern contour of the city. The results found show how saturated the road is and that even with the installation of the contour, the reduction would only be effective for the points, if the reduction were greater than 50% of the vehicles that travel there today. Given the three hypotheses, it can be understood that the road also needs other improvements and projects, in addition to the eastern contour. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Trânsito - Controle eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Fluxo | pt_BR |
dc.subject | Levantamentos de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Electronic traffic controls | pt_BR |
dc.subject | Traffic flow | pt_BR |
dc.subject | Traffic surveys | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso: restauração da avenida Minas Gerais em Apucarana – Paraná, após a implantação do contorno leste | pt_BR |
dc.title.alternative | Case study: restoration of avenue Minas Gerais in Apucarana - Paraná, after implementation of the easter contour | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o crescimento desordenado das cidades e da frota veicular, cada vez mais se mostra necessários estudos sobre o tráfego urbano. Apucarana por estar entre grandes cidades, tais como Maringá e Londrina, se torna caminho das mesmas. Para evitar que todo o fluxo que chega na cidade, passe por ela, são criados contornos. Apucarana já conta com dois, porém ainda existe o projeto de mais um, o contorno Leste. Como ainda não se tem o mesmo, o estudo faz a simulação da diminuição dos veículos após a implantação do mesmo. Escolhidos dois pontos de movimento e importância, tanto no sentido da rodovia quanto no sentido centro-bairro. Foram analisadas quanto ao volume de veículos por hora e tempos semafóricos tendo ideia assim de sua saturação. Com base no Código Brasileiro de Trânsito, foram testados todos os requisitos de verificação semafórica, fazendo a adaptação para o que existe hoje nos locais e trabalhando com três hipóteses de diminuição volumétrica após a instalação do contorno Leste da cidade. Os resultados encontrados, mostram o quanto a via está saturada e que mesmo com a instalação do contorno, a diminuição só seria eficaz para os pontos, se a redução fosse maior de 50% dos veículos que hoje trafegam por lá. Diante das três hipóteses, pode-se entender que a via também precisa de outras melhorias e projetos, além do contorno leste. | pt_BR |
dc.degree.local | Apucarana | pt_BR |
dc.publisher.local | Apucarana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Verdade, Lucas Lauer | - |
dc.contributor.referee1 | Verdade, Lucas Lauer | - |
dc.contributor.referee2 | Faganello, Adriana Macedo Patriota | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Sarah Honorato Lopes da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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