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dc.creatorSantos, Victor de Matos-
dc.date.accessioned2024-02-22T17:57:06Z-
dc.date.available2024-02-22T17:57:06Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor de Matos. Considerações sobre projeto e dimensionamento de pavimentos rígidos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33441-
dc.description.abstractRoad transport, which handles about 60% of the country’s goods and more than 90% of passengers, suffers from serious problems with the low quality of infrastructure in Brazil, since only 12,4% of the road network is paved, of which only in about 1% the rigid paving technique was used. This work is based on the need to optimize the investment made in road infrastructure, whether to create new roads or to rehabilitate existing ones, in addition to seeking theoretical knowledge. Its main objective is to characterize and describe the rigid pavement. In order to do so, a bibliographic survey was carried out in which basic notions of road paving are presented, the history of use of concrete pavement in Brazil, the characteristics and functions of its layers, the different types of structuring used in paving, the materials used in its elaboration, the detailed description of its constructive stages and the most commonly found defects. In addition, a comparative analysis between rigid and flexible pavement and the method developed by the Portland Cement Association in 1984 for the design of rigid pavements are presented. Through this method, the thickness of the plain concrete slab is determined for a stretch with a hypothetical volume of traffic. It was concluded that rigid pavement, compared to flexible paving, has better cost­ benefit for certain traffic flows of comercial vehicles due to the low need for maintenance during its useful life, which, in turn, is twice as long as flexible pavements, as they are designed to last at least 20 years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectPavimentos de concreto asfálticopt_BR
dc.subjectRodovias - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectRodovias - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectPavements, Asphalt concretept_BR
dc.subjectRoads - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectRoads - Design and constructionpt_BR
dc.titleConsiderações sobre projeto e dimensionamento de pavimentos rígidospt_BR
dc.title.alternativeConsideration on the project and dimensioning of rigid pavementspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transporte rodoviário, que movimenta cerca de 60% das mercadorias e mais de 90% dos passageiros do país, sofre graves problemas com a baixa qualidade da infraestrutura no Brasil, visto que apenas 12,4% da malha rodoviária é pavimentada, dessas, somente em cerca de 1% empregou-se a técnica de pavimentação rígida. Este trabalho baseia-se na necessidade de otimizar o investimento realizado em infraestrutura rodoviária, seja ao visar a criação de novas vias ou ao reabilitar as existentes, além de buscar conhecimento teórico. Seu objetivo principal é caracterizar e descrever o pavimento rígido. Para tanto, fez-se um levantamento bibliográfico em que são apresentadas noções básicas de pavimentação rodoviária, o histórico de uso do pavimento de concreto no Brasil, as características e funções de suas camadas, os diferentes tipos de estruturação empregados na pavimentação, os materiais utilizados na sua elaboração, a descrição detalhada das suas etapas construtivas e os defeitos mais comumente encontrados. Além disso, é realizado uma análise comparativa entre o pavimento rígido e flexível e apresentado o método elaborado pela Portland Cement Association em 1984 para dimensionamento de pavimentos rígidos. Por meio desse método, é determinado a espessura da placa de concreto simples para um trecho com volume de tráfego hipotético. Conclui-se que a pavimentação rígida, comparada à flexível, tem melhor custo-benefício para determinados fluxos de tráfego de veículos comerciais devido à baixa necessidade de manutenção durante sua vida útil que, por sua vez, é duas vezes maior que a dos pavimentos flexíveis, visto que são projetados para durarem ao menos 20 anos.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo Martins e-
dc.contributor.referee1Silva, Leonardo Martins e-
dc.contributor.referee2Verdade, Lucas Lauer-
dc.contributor.referee3Souza, Luiz Antonio Farani de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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