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dc.creatorSilva, Syndel Flavia Lopes da-
dc.date.accessioned2024-02-22T17:55:03Z-
dc.date.available2024-02-22T17:55:03Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSILVA, Syndel Flavia Lopes da. Influência da tipologia do contraventamento em sistemas estruturais light steel frame. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33438-
dc.description.abstractThe Light Steel Frame System has been used on a large scale in countries where civil construction has progressed at significant levels of industrialization, this constructive method of rational design has as main characteristics the speed of execution and greater lightness of the structural components. In Brazil, the LSF system is still not widely used, due to cultural barriers and the lack of civil construction professionals who are really prepared to work with the system. In search of demystifying that the LSF is a fragile system, this work aimed to evaluate the influence of different types of bracing, modulated in the Light Steel Framing system, in order to guarantee the structural stability of a shed executed with heavy profiles in steel. For this, a pre-dimensioned structural project in heavy profiles was adapted by replacing the original bracing with LSF panels, in which nine different bracing typologies were elaborated. With the help of the MCalcLSF software, the structure was discretized into bar and nodes to be evaluated for the influence of bracing. In the end, results were obtained that showed that the tape bracing with an “X” arrangement was the one that provided the smallest horizontal displacements, followed by the modulation of the simple diagonal type.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectAço galvanizadopt_BR
dc.subjectPórticos estruturaispt_BR
dc.subjectAço - Estruturaspt_BR
dc.subjectSteel, Galvanizedpt_BR
dc.subjectStructural framespt_BR
dc.subjectSteel, Structuralpt_BR
dc.titleInfluência da tipologia do contraventamento em sistemas estruturais light steel framept_BR
dc.title.alternativeInfluence of bracing typology on Light Steel Frame structural systemspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Sistema Light Steel Frame tem sido usado em larga escala em países em que a construção civil progrediu em níveis significativos de industrialização, esse método construtivo de concepção racional tem como principais características a rapidez de execução e maior leveza dos componentes estruturais. No Brasil, o sistema LSF ainda não tem seu uso amplamente difundido, devido a barreiras culturais e a falta de profissionais da construção civil que se encontram realmente preparados para trabalhar com o sistema. Em busca da desmitificação de que o LSF é um sistema frágil, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes tipologias de contraventamento, moduladas no sistema de Light Steel Framing, a fim de garantir a estabilidade estrutural de um galpão executado com perfis pesados em aço. Para isso, um projeto estrutural pré-dimensionado em perfis pesados foi adaptado por meio da substituição do contraventamento original por painéis em LSF, em que foram elaboradas nove tipologias de contraventamento diferentes. Com auxílio do software MCalcLSF, a estrutura foi discretizada em barra e nós para ser avaliada quanto à influência dos contraventamentos. Ao final, obteve-se resultados que mostraram que o contraventamento em fita com disposição em “X” foi o que proporcionou menores deslocamentos horizontais, seguida da modulação do tipo diagonais simples.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Tessari, Rodolfo Krul-
dc.contributor.referee1Tessari, Rodolfo Krul-
dc.contributor.referee2Souza, Luiz Antonio Farani de-
dc.contributor.referee3Fernandes, Victor Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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